O gol de Ricardinho no final do Gre-Nal 431 não só garantiu a vitória gremista no clássico e a vantagem importante de jogar pelo empate em casa no próximo domingo (23) para ser campeão. O time de Tiago Nunes passa a ter uma tranquilidade invejável em tempo de decisão, ao passo que a virada no Beira-Rio deixou o rival atarantado em meio a necessidades urgentes na Libertadores. O título gaúcho está bem mais perto da Arena.
Já no jogo contra o Lanús na última quinta-feira, a tranquilidade começou a ser semeada no Grêmio. Ali, foi garantida a possibilidade de preservar muitos jogadores na viagem à Venezuela pela Copa Sul-Americana, nesta semana.
A vaga nas oitavas de final está garantida, ainda que a matemática não confirme oficialmente. Com isto, não há sobressaltos para que Tiago Nunes trabalhe seu grupo. Se ele quiser, nem acompanha a delegação na viagem para ficar conhecendo mais a fundo aqueles que são seus titulares.
No mesmo dia 20, perto do horário da partida gremista contra o Aragua em Caracas, o Inter viverá uma inesperada decisão contra o Olimpia no Paraguai, não podendo preservar jogadores para o Gre-Nal final do Gauchão. O desgaste colorado antes do clássico é inevitável, enquanto os gremistas, mesmo atravessando a América do Sul com muitos suplentes, terá titulares trabalhando criteriosa e meticulosamente no CT Luiz Carvalho para sustentarem, no domingo, a vantagem construída no Beira-Rio.
Ainda que Luiz Fernando e Lucas Silva tenham saído lesionados do Gre-Nal, as reposições são garantidas. Thiago Santos tem tempo suficiente para se recuperar e voltar ao seu lugar de absoluto na equipe, enquanto Léo Pereira, Guilherme Azevedo e até Pinares estarão sedentos e bem para entrarem como titulares no lado direito.
Para quem tem a vantagem do empate num jogo em casa para ser campeão, com sete dias sem previsão de turbulências, enfrentar um adversário no prejuízo e com uma partida tensa no meio do caminho, não há o como o Grêmio reclamar da sorte. Querem mais? As próximas horas podem reservar o anúncio oficial do retorno de Douglas Costa. Que semana para o Tricolor.