A derrota no Gre-Nal do último sábado foi ruim para o Inter como todos os insucessos em clássicos são. A frustração do torcedor deságua na contestação de jogadores e do trabalho de um novo técnico, que tem menos de dez jogos no comando. Há, é verdade, motivos para críticas. A equipe colorada segue mostrando lentidão na saída de jogo e falta de adaptação de peças antigas a novas orientações, caso escancarado de Patrick. O meio-campista em um mês passou de protagonista do Brasileirão a candidato a banco de reservas no Gauchão. Eis que Miguel Ángel Ramírez e seus comandados ganharam um presente que dificilmente terão em outra oportunidade: tempo para trabalhar.
Seria complicado para o Inter encaminhar ajustes ou até modificações se, por exemplo, a tabela marcasse um jogo do Gauchão para esta quarta-feira (7). Não só isso, o calendário dá folga também no fim de semana, com volta a campo do time provavelmente apenas nos dias 17 ou 18. Um período tão longo é mais do que suficiente para ambientar o recém chegado Carlos Palacios, definir quem é o preferido pelo lado esquerdo de ataque e dar a Paolo Guerrero tudo o que ele precisa de condição física e entrosamento para decidir a titularidade entre ele, Yuri Alberto ou ambos. Até o goleiro do time principal necessariamente precisa ser conhecido.
Por mais que os técnicos gostem de dizer que não há equipes titulares e que o importante é o grupo, o momento colorado exige isto, especialmente depois de uma etapa de treinamentos tão longa. É até natural que uma ou outra dúvida persista na cabeça de Ramírez, mas um rumo precisa ser tomado na formação principal. Cabe até começar a pensar na provável saída de Rodinei, cuja devolução ao Flamengo deve se consumar ainda antes da volta de Saravia. No retorno dos jogos, serão apenas duas partidas para confirmar a encaminhada vaga nas semifinais do Gauchão. Depois, é só jogo decisivo, seja para definir o Estadual ou com o início da participação na Libertadores. O Gre-Nal perdido foi apenas alerta antes de um raro período longo para se fazer todos os reparos necessários.