A chegada de Miguel Ángel Ramírez ao Inter e o começo de seu trabalho determinou o início de uma disputa de três jogadores por uma posição fundamental. A princípio, o titular até então, Marcelo Lomba, seu reserva imediato e extremamente conceituado, Danilo Fernandes, e o prata da casa e elogiado nos treinos, Daniel, começaram tal concorrência em igualdade de condições. Os jogos do Gauchão não permitem até agora uma aposta definitiva, sejam antes ou depois da chegada de Ramírez.
Há dúvida, ou mistério, na escalação para o Gre-Nal. Danilo Fernandes, sinalizando um favoritismo para ser o eleito na temporada, se mostrava a tendência, mas ele apresentou dores lombares ao longo da semana, não esteve no jogo contra o São José e é dúvida para o clássico. Aí reside um ponto importante que pode voltar a ser prejudicial a ele, seja numa escolha para jogos, como na fixação como titular ou até na permanência no clube. Danilo tem muitas passagens pelo departamento médico. Não foram uma nem duas as oportunidades em que ele se viu vítima das mais variadas fatalidades e ficou fora de jogos ou campeonatos. Se na hora de assumir a condição de principal atleta em sua posição numa disputa acirrada, uma lesão voltar a prejudicá-lo, o preço pode ser muito caro.
Marcelo Lomba tem a seu favor um retrospecto que já lhe rendeu até título de melhor goleiro do Brasileirão. Ele sempre se mostrou menos frágil para lesões, ainda que isto tenha a ver com fatores aleatórios. Por mais que seja julgado irregular em alguns fundamentos, seu saldo não é negativo ao ponto de ser retirado sumariamente da equipe. Quando ele e Danilo Fernandes disputaram a titularidade da posição em igualdade de condições, deu Lomba por escolha dos preparadores e do treinador.
Se diz que a disputa entre Marcelo Lomba e Danilo Fernandes é a definitiva para o gol do Inter porque se acredita que quem sobrar possa ser negociado. Ainda não se fala com maior insistência de Daniel surgir como concorrente imediato porque sua permanência parece certa e, embora os 26 anos, se julga que a titularidade será natural no futuro. Havendo fragilidade física de Danilo, a eventual escalação no Gre-Nal contará a favor de Lomba, mas só será carimbada com uma boa atuação. Se for bem, não sai mais. Se for mal, vai para o banco.