Após a derrota no Gre-Nal 427, pela Libertadores, o goleiro Marcelo Lomba passou a ser criticado por parte da torcida do Inter. No clássico disputado no Beira-Rio, na quarta-feira (23), o Grêmio finalizou apenas uma vez contra a meta colorada e conseguiu marcar.
Embora não tenha havido uma falha evidente de Lomba no gol de Pepê, os números do goleiro colorado na temporada não saem em sua defesa. Eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro de 2018, neste ano não tem conseguido repetir o alto nível.
Prova disso é que, passadas 11 rodadas da competição nacional, Lomba é o goleiro com a menor média de defesas por jogo. De acordo com o portal de estatísticas SofaScore, foram 17 chutes contra a meta do Inter e sete gols sofridos. Ou seja, a cada 2,4 chutes, um tem se tornado gol do adversário.
Além disso, Lomba não tem nenhuma defesa difícil na competição. Um dos argumentos é de que o Inter permite poucas finalizações aos adversários e, por isso, o goleiro não tem a possibilidade de fazer tantas defesas.
— Um time consistente na defesa e que evita o arremate do adversário é um desafio para o goleiro, já que ele precisa manter-se ligado no jogo mesmo como quase um espectador. Sobre o Gre-Nal, o chute de Pepê, vamos combinar, talvez só Alisson e Neuer não tomariam. E frise-se aí o talvez — destaca Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH.
Para ele, inclusive, Lomba está longe de viver uma fase ruim:
— Vale lembrar que, contra o América de Cali, ele evitou a derrota ao salvar um lance claro antes do 4 a 3. O que marcou Lomba foi o lance contra o Goiás, em que realmente falhou no lance que decretou o 1 a 0. Mas se trata de um dos principais nomes do Inter.
Outro ponto positivo para a defesa de Lomba está no baixo número de gols sofridos pelo Inter. A equipe tem uma das melhores defesas do futebol brasileiro no ano e a melhor do Campeonato Brasileiro, ao lado do Grêmio, com apenas sete gols sofridos.
Números de Lomba no Brasileirão 2020:
- 11 jogos
- 6 jogos sem sofrer gol
- 7 gols sofridos
- 0,9 defesas por jogo
- Nenhuma defesa difícil
- 0/3 pênaltis defendidos