Que o Gre-Nal 427 fosse o assunto mais comentado em Porto Alegre, já era de se esperar. Porém, a vitória do Grêmio por 1 a 0, no Beira-Rio, também ganhou destaque na imprensa sul-americana. Até porque, o jogo era válido pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, a maior competição de clubes do continente. Confira como os jornais de outros países repercutiram o clássico gaúcho:
Colômbia
O empate entre América de Cali e Universidad Católica, disputado no mesmo horário do Gre-Nal, ocupou as principais manchetes da mídia colombiana. Porém, o jornal El País também elaborou uma matéria sobre o "duelo de mais rivalidade do Brasil". De acordo com a reportagem, o primeiro tempo foi ruim, mas o "Grêmio foi superior durante quase toda a partida, diante de um Inter que apenas reagiu quando levou o gol". O texto ainda cita que o time colorado melhorou quando D'Alessandro foi chamado do banco de reservas, mas o Colorado desperdiçou a chance de empatar.
Chile
Apesar de ter interesse no confronto de Porto Alegre, a imprensa chilena permaneceu muito focada no empate conquistado pela Católica em Cali. O único site que repercutiu o Gre-Nal foi o "Al Aire Libre", da Rádio Cooperativa. Já em sua manchete, a matéria avalia que o "Grêmio incendiou a peleia no grupo", destacando que o Tricolor será o próximo adversário do clube de Santiago.
Argentina
A vitória do Racing sobre o Alianza Lima, no Peru, estampou a capa do Diário Olé. Porém, em seu site, o tradicional jornal esportivo de Buenos Aires enfatizou a presença dos argentinos no Beira-Rio, citando que Eduardo Coudet escalou Cuesta, Saravia e Musto como titulares, lançando D'Alessandro e Leandro Fernández no segundo tempo. Pelo lado gremista, elogiou Kannemann: "firme na marcação e preciso na saída, justificou uma vez mais a convocação para a seleção argentina para as rodadas das Eliminatórias".
O texto ainda recordou o primeiro confronto entre Grêmio e Inter, ainda em março, na Arena, destacando que, desta vez, "não houve escândalo como na partida anterior, mas tampouco faltou, claro, um chute fora de lugar, como em todo clássico".
Paraguai
A imprensa paraguaia também noticiou o duelo entre gremistas e colorados. No site D10, que pertence ao jornal Última Hora, a manchete foi: "Grêmio se impõe no derbi de Porto Alegre e alcança o Internacional". Na matéria, o autor do gol da vitória, Pepê foi sublinhado como "o jogador que tomou o lugar de Everton Cebolinha, a figura da equipe e que foi transferido recentemente ao clube português Benfica de Lisboa".
Peru
A ausência de Paolo Guerrero, que não jogará mais este ano por conta de uma lesão no joelho, fez com que o clássico perdesse espaço entre os jornais peruanos. O site Ovación foi o único que noticiou o clássico gaúcho, e de maneira bem protocolar, sob a manchete: "Grêmio venceu o Inter". A maior repercussão estava sobre a derrota do Alianza Lima, que causou sua eliminação do torneio.