O Grêmio manteve a escrita diante do Inter. Mesmo jogando no Beira-Rio, o Tricolor venceu o Gre-Nal 427, válido pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O único gol da partida foi marcado pelo jovem atacante Pepê.
Além de ampliar a invencibilidade gremista em clássicos para 10 jogos, o resultado deixou os dois rivais de Porto Alegre empatados na liderança do Grupo E, com sete pontos.
GZH preparou uma série de imagens que, em detalhes, ajudam a contar como foi o duelo entre gremistas e colorados.
Reencontro
Pela quinta vez no ano, Eduardo Coudet e Renato Portaluppi se encontraram na beira do gramado. E, mais uma vez, o técnico gremista levou a melhor. Até agora, foram quatro vitórias tricolores e um empate.
O retorno dos argentinos
As duas equipes contaram com a volta de seus zagueiros argentinos. Do lado colorado, Víctor Cuesta estava garantido, pois havia cumprido suspensão diante do América de Cali. Pelo lado tricolor, Walter Kannemann chegou a ser dado como dúvida, por tratar uma lesão muscular que o tirou de combate por duas semanas. Como Geromel não conseguiu se recuperar a tempo, coube a ele carregar a braçadeira de capitão.
Duelo de volantes
Na divulgação das escalações, um fato chamou a atenção: ao todo, cinco volantes iniciaram o clássico no Beira-Rio. No Grêmio, Renato optou por colocar Lucas Silva atrás de Darlan e Matheus Henrique. No Inter, Coudet repetiu a dupla Rodrigo Lindoso e Musto utilizada nas fases inicias do torneio. Com o meio-campo recheado, o jogo foi bem truncado pela faixa central.
As novidades
Recuperado de uma lesão na coxa direita que havia lhe tirado da viagem para o Chile, Pepê fez um retorno triunfal nesta quarta-feira. Mas, sua presença, de certa forma, já era projetada. Uma das grandes surpresas entre os atletas que iniciaram a partida, sem dúvidas, foi Matheus Jussa. Volante de origem e anunciado como zagueiro, o atleta foi mais uma vez improvisado na lateral esquerda. Isso porque os outros jogadores da posição, Moisés e Uendel, estavam incapacitados de atuar. O primeiro por suspensão, o segundo por ter testado positivo para covid-19.
Estreantes
Contratado para preencher a vaga de Paolo Guerrero, Abel Hernández teve a chance de disputar o seu primeiro Gre-Nal como titular. Mas do lado gremista também teve estreia. Com Geromel lesionado, Paulo Miranda e David Braz suspensos, coube ao jovem Rodrigues fazer a dupla de zaga com Kannemann.
Pedido de pênalti
Em meio a um primeiro truncado, com poucas oportunidades de gol, o time colorado pediu um pênalti em Thiago Galhardo. Após tabela com Abel Hernández, o atacante invadiu a área gremista e acabou caindo próximo a Rodrigues. O árbitro argentino Patrício Loustou, porém, não assinalou nada e mandou o jogo seguir.
Agradecendo pelo gol
A partir da metade do segundo tempo, o Grêmio começou a encontrar espaços pelos lados do campo. Em uma destas escapadas, Pepê dominou a bola pela direita, carregou para o meio e disparou de fora da área, vencendo o goleiro Marcelo Lomba. Após o gol marcado, o jovem atacante se ajoelhou no gramado e agradeceu aos céus.
Cumprimento do chefe
Depois de abraçar os companheiros, Pepê foi cumprimentar o treinador gremista. Graças a seu gol, Renato ampliou sua vantagem em Gre-Nais. Já são 10 clássicos que o técnico não sabe o que é perder para o maior rival.
Goleador passa em branco
Atrás do placar, o Inter se atirou ao ataque para buscar o empate, mas não conseguiu vazar o gol de Vanderlei. Mesmo tendo à disposição o artilheiro do Brasileirão, Thiago Galhardo, o Colorado completou seis clássicos em que não consegue sequer balançar as redes tricolores.
Festa tricolor
Com a vitória garantida, o Grêmio alcançou o Inter no topo do Grupo E. Agora, ambos têm sete pontos, faltando duas rodadas para o fim desta fase do torneio continental. Na próxima semana, o Tricolor recebe os chilenos da Universidad Católica, enquanto o Colorado viajará até a Colômbia para encarar o América de Cali.