Desde 2006, a Seleção Brasileira só tem treinadores gaúchos. Nestes 14 anos, nunca faltou o chimarrão entre os integrantes das delegações do Brasil, seja no território nacional ou nas mais longas viagens pelo mundo. A pandemia, porém, interrompeu esta tradição.
Na concentração da Granja Comary até esta quarta-feira (7) e no hotel em São Paulo para o jogo contra a Bolívia, não se viu nenhuma cuia sobre as mesas de reuniões da comissão técnica ou carregada por algum funcionário da CBF ou atleta. O mate está suspenso.
Não é o caso de faltar material na Seleção para se fazer um bom chimarrão. O chefe de cozinha Jaime Maciel até mantém um estoque permanente de erva-mate e possui à disposição vários conjuntos com cuia e bomba. Jaime, natural de Santiago, é o mais antigo e arraigado gaúcho da equipe da CBF, trabalhando com equipes nacionais desde a Copa América de 1995. O impeditivo nestes dias é a orientação em função do protocolo sanitário.
O chimarrão não é proibido, desde que tomado individualmente. Não é este o costume da equipe liderada por Tite, que tem outros apreciadores da bebida, como o preparador de goleiros Taffarel, os auxiliares Cleber Xavier e Matheus Bachi e o administrador Luís Vagner Vivian.
O normal é haver uma cuia passando de mão em mão, como prega a tradição gaúcha. A decisão de que não fosse feito mais de um mate é para que não haja algum mal-entendido quanto ao hábito poder ser meio de transmissão do coronavírus.
Para ser saboreado, é preciso estar sem máscara, e sempre pode gerar a dúvida sobre um compartilhamento. As imagens da Seleção percorrem o mundo, e o cuidado precisa ser redobrado.
Há a certeza de que, tão logo a pandemia esteja controlada, o chimarrão voltará a frequentar as reuniões e mesmo os treinos da Seleção Brasileira, visto que tem adeptos gaúchos também na imprensa que cobre o selecionado. Entre os jogadores, o goleiro Alisson é conhecido por não se separar de seu mate. Desta vez, ele acabou cortado em função de uma lesão no ombro direito. Pelo menos, pode matear enquanto faz sua recuperação na Inglaterra.