O nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF garantiu a possibilidade do jovem Yuri Alberto estar na delegação do Inter que vai para o Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense no próximo domingo (16). É grande a chance dele ser colocado na equipe no decorrer da partida, embora o técnico Eduardo Coudet ainda não assegure sequer a presença na viagem. O ex-jogador do Santos já gerou uma enorme expectativa no torcedor colorado por sua juventude, pela passagem por seleções brasileiras de base, mas também pela maneira desenvolta com a qual se apresentou na primeira entrevista coletiva no clube.
Yuri Alberto chegou a Porto Alegre falando que sonha em fazer gol em Gre-Nal, que quer jogar no Beira-Rio e no futuro ver a torcida nas arquibancadas. Não deixou de lembrar do gosto pela cor vermelha e mostrar conhecimento da grandeza e da história do clube. Por trás disto há um trabalho profissional que acompanha o garoto desde seu início no Santos. Considerado introvertido pelos jornalistas que cobrem o Santos, o atleta se submete a conversas e palestras com sua assessoria para cuidar de sua imagem diante do público e da imprensa. Longe de ser algo artificial, o jogador apenas, por vontade própria, busca orientação. Na primeira entrevista no Inter, o que se viu foi um jovem com boa desenvoltura.
O media training a que se submete Yuri Alberto também foi feito com outro ex-centroavante do Santos, hoje estrela internacional: Gabriel Barbosa, o Gabigol. O responsável pela orientação é Vinícius Vieira que durante anos trabalhou no clube paulista e agora atua de forma autônoma. Foi na Vila Belmiro que o assessor deu dicas importantes para o atual centroavente do Flamengo, quando ele voltou em baixa da Itália, se recuperou no time santista e posteriormente foi contratado pelo clube carioca.
A ideia principal do profissional é fazer com que o atleta tenha conhecimento exato do seu novo ambiente, seja o clube, a cidade ou até o país, sabendo quais coisas fazer ou dizer para se integrar mais rapidamente:
— Ele precisa chegar conhecendo desde os companheiros até a cidade onde vai morar. O desenvolvimento de um atleta nas relações com o público através da imprensa ajuda para o conhecimento mútuo e colabora até na adaptação em campo e na compreensão do jogo — garante Vinícius
Jogadores, especialmente jovens, com este tipo de preparação são observados com muita atenção por empresários quando de uma possível negociação. O que atletas como Yuri Alberto fazem, ao se cercarem de profissionais da área da comunicação pode se tornar um grande investimento para ele próprio. Resta agora confirmar que a busca de uma boa preparação de fora do campo vai se refletir e corresponder positivamente dentro das quatro linhas. Isto é o mais importante.