Mais uma vez o nome do volante Rafael Carioca surge como especulação de reforço para o grupo do Grêmio. A diretoria, através do vice-de-futebol Paulo Luz descarta uma negociação. E faz muito bem. O Tricolor neste momento não precisa do retorno de seu ex-volante, mesmo que se trate de um bom jogador e que foi revelado como tal no próprio clube.
O dirigente gremista aponta a questão financeira como determinante para o fechamento das portas de entrada do Grêmio, especialmente para atletas que vêm do exterior com padrões econômicos acostumados a moedas diferentes do real. Isto já é um impeditivo, mas, no caso de Rafael Carioca que vem de uma realidade salarial mais alta no México, há outro fator para descartar uma volta. O elenco está bem servido no setor. As boas atuações de Lucas Silva já o colocam como postulante à vaga do consagrado Maicon, enquanto Matheus Henrique é absoluto e tem como alternativa o promissor Darlan. Não há a necessidade técnica.
É mais lógico pensar que possa haver a busca de um lateral-esquerdo para repor a saída de Caio Henrique e cogitar Rafael Carioca apenas se houver uma perspectiva de saída de Matheus Henrique, algo que não é muito comentado no momento. Se sabe que Carioca já demonstrou mais de uma vez ter grande interesse em retornar ao Brasil, falando sempre no Grêmio e no Atlético-MG com muito carinho. Em Porto Alegre, há entusiastas tricolores para esta possível volta que se mostra momentaneamente desnecessária.