Depois de completar 31 anos nesta quinta-feira (18), Rafael Carioca ainda não sabe onde dará continuidade à carreira. Em entrevista concedida ao site Globoesporte.com, o volante revelado no Grêmio revelou que ainda não renovou seu contrato com o Tigres, do México, que se encerra no próximo dia 30 de junho.
— Há chance de renovação, sim, a gente andou conversando um tempo atrás, só que não chegamos a um acordo a princípio. Então, a negociação deu uma paralisada — comentou.
Revelado no Grêmio em 2008, o jogador defende o Tigres desde 2017. Desde então, conquistou o Torneio Apertura de 2017, a Supercopa dos Campeões em 2018 e o Clausura de 2019. Nesta semana, assim como todo o elenco da equipe mexicana, reapresentou-se para a retomada de treinamentos. Porém, não descarta um retorno ao futebol brasileiro.
— Sinceramente, não sei. Acho que tenho de conversar com minha família. Por essa pandemia, tudo está parado. As coisas estão começando a voltar agora, e aí vai começar tudo, o mercado de transferências — disse ele. — Claro que quando vem (algo) do Brasil, por eu ser brasileiro, minha família, isso tem peso, sim. Mas não posso me apegar a isso. Tenho de esperar voltar e decidir qual vai ser meu futuro — completou.
No início deste ano, embora os dirigentes gremistas relutassem em confirmar o interesse em sua repatriação, o próprio atleta admitiu em entrevista à imprensa mexicana que havia recebido proposta do Tricolor. Naquela época, porém, não foi liberado para negociar. Além do Grêmio, o Atlético-MG, por quem o volante conquistou a Copa do Brasil de 2014, é outro que monitora sua situação.
— São dois clubes muito grandes. Um me projetou para o mundo, o Grêmio, onde cheguei com 16 anos. Tenho muito respeito, muito carinho e muita gratidão. Se não fosse o Grêmio, não estaria onde estou hoje. Tenho amigos, tudo na minha vida começou no Grêmio. O Atlético-MG foi onde atingi o ápice da minha carreira, que foi chegar à Seleção. Então, são dois clubes que tenho muito carinho, mas não sei o que vai acontecer — completou.