Revelado pelo Grêmio em 2008, Rafael Carioca teve destaque em diversos clubes posteriormente. Passou por Vasco, Atlético-MG, Spartak Moscou-RUS e, atualmente, defende o Tigres-MEX. O Tricolor chegou a abrir conversas para repatriar o atleta no início de 2020, porém, a negociação não avançou. Restando poucos dias para o término do vínculo, o volante poderá ficar livre no mercado.
— Há chance de renovação, sim, a gente andou conversando um tempo atrás, só que não chegamos a um acordo a princípio. Então, a negociação deu uma paralisada — revelou em entrevista ao site globoesporte.com.
Procurado por GaúchaZH, o representante de Rafael, Fábio Santanna, confessa que há possibilidade de vestir a camisa gremista novamente. Segundo o agente, conversas foram mantidas nos últimos meses.
— O Grêmio quer muito (o Rafael Carioca) — disse o empresário.
Já a direção gremista elogia o jogador de 31 anos, mas garante não manter contato para trazê-lo novamente. O foco está na manutenção das finanças por conta da crise gerada pela pandemia de coronavírus.
— Eu não sei com quem do Grêmio ele está falando. Ainda comentamos com o presidente há pouco que não tem chance de trazer ninguém. Não temos nem competição. Ele é um grande jogador, mas neste momento, não. Ali na frente, podemos vender alguém, aí é outro cenário — relatou Paulo Luz, vice-presidente de futebol do clube.
O contrato do brasileiro com o Tigres vai até 30 de junho. As conversas foram suspensas pela ausência de calendário também no México. Até mesmo por isso, o atleta não descarta retornar ao seu país.
— Claro que quando vem (algo) do Brasil, por eu ser brasileiro, minha família, isso tem peso, sim. Mas não posso me apegar a isso. Tenho de esperar voltar e decidir qual vai ser meu futuro — completou.
Pelo Tigres, Rafael Carioca tem 125 partidas realizadas e três gols marcados. O jogador já conquistou pelo clube mexicano o Torneio Apertura de 2017, a Supercopa dos Campeões em 2018 e o Clausura de 2019.