Como em grande parte da história da rivalidade Gre-Nal, a gangorra está ativa. No recorte atual, a parte de baixo é tricolor. Na parte de cima, está o Inter de Roger Machado, que tem vencido partidas e apresentado desempenho invejável. Nem o mais otimista dos colorados esperava ver o Inter jogando tão bem ainda em 2024.
Apesar da rivalidade entre Inter e Grêmio, normalmente, nenhum dos lados opina sobre o momento do rival. Enquanto os times não se encontram nas competições que disputam, todos acabam fingindo que não se importam com o que está acontecendo do outro lado. Ou, pelo menos, não se fala publicamente sobre.
O técnico do Grêmio foi na contramão desse hábito. Após a derrota para o Criciúma, dentro da Arena, por 2 a 1, Renato Gaúcho insinuou que alguns jornalistas estavam pesando nas críticas ao Grêmio por serem colorados. Um absurdo. Mas até aí não se trata de uma declaração feita diretamente ao Inter.
Acontece que, na segunda vez que citou o Inter, Renato disse que o lado vermelho tem sofrido muito com o Grêmio nos últimos anos. Ele chegou a começar a frase utilizando a famosa expressão “com todo respeito”.
Usar o Inter para justificar os resultados ruins do próprio trabalho não é o melhor caminho. Os resultados desportivos do Inter não passam pelo Grêmio nos últimos anos. Inclusive, nos confrontos diretos entre as duas equipes do ano passado pra cá, Renato não tem tido bons resultados.
O Inter tem desempenho e isso já basta para ser competitivo. Mas espero que esse tipo de alfinetada entre em campo no próximo clássico.