Quando se adota ou compra um amigo de quatro patas, uma das maiores preocupações é o nome que o animal receberá. Afinal, a palavra escolhida será dita inúmeras vezes por dia. Um censo realizado em 2018 no Rio Grande do Sul com mais de 25 mil cães apontou quais são as escolhas mais populares na hora de batizar seus bichos de estimação.
Confira o ranking da plataforma digital DogHero:
1º Mel
2º Luna
3º Nina
4º Thor
5º Mag
6º Lola
7º Bela
8º Cacau
9º Luke
10º Belinha
A lista é bem diferente da publicada em novembro de 2017. O único nome que permanece na mesma posição é Mel, primeiro colocado.
Entre os cachorreiros, é frequente o questionamento sobre a capacidade cognitiva dos pets. O pesquisador Adam Miklosi, autor do livro Comportamento Canino, Evolução e Cognição, descobriu que determinadas palavras e entonações despertam diferentes áreas dos cérebros dos animais. Segundo o cientista, através da repetição dos sons, os cães são capazes de assimilar não só expressões, mas também os sentimentos que elas carregam.
Para a médica veterinária especialista em comportamento de cães e gatos, Joice Peruzzi, o tamanho do nome não influencia na compreensão do animal.
– Na verdade, o nome curto facilita para a memória dos humanos mesmo! – brinca Joice.