Entre os gaúchos, o cão preferido é o vira-lata. Seja pelo temperamento ou pelo tamanho do bichinho, algumas raças acabaram ganhando destaque em relação a outras. Especialista em comportamento de pets, a veterinária Joice Peruzzi alerta que, embora haja algumas tendências de temperamento para cada raça, os hábitos dos cachorros são moldados pela criação do dono.
A gourmetização da vida moderna chegou para ficar, mas ainda não derrubou o mais simpático, querido e divertido dos cachorros. Os SRD (sem raça definida) estão no topo da lista elaborada pelo aplicativo Dog Hero, que olhou para seus registros e divulgou o ranking das preferências no Rio Grande do Sul. Veja a lista:
1. SRD (sem raça definida)
Para Joice, o perfil de quem quer ter um cão vira-lata é de alguém que tem grande responsabilidade pelo animal. "As pessoas estão mais conscientes quanto à importância da adoção", comemora.
2. Shih Tzu
Boa opção para quem vive em apartamento, o shih tzu é o legítimo cão de companhia. Como tem porte pequeno, se adapta bem a ambientes compactos, embora necessite (assim como todo cachorro) de passeios regulares. São bons amigos para as crianças e idosos, já que estão sempre dispostos a receber e dar carinho.
3. Yorkshire
Pequeninos e de pelos longos, os yorkshire se adaptam bem à área urbana e aos espaços pequenos. Pela aparência delicada, costumam ter mulheres como donas, embora se deem bem com toda a família.
4. Poodle
Considerado o segundo cão mais inteligente do mundo, é obediente e compreensivo. Bom companheiro para as crianças, é uma raça que precisa de muita atenção para evitar a tristeza. Caso contrário, tende a latir muito.
5. Dachshund
"Essa raça é quase um patrimônio das famílias. É uma paixão que vai passando de geração em geração", brinca Joice. De pelo curto e porte pequeno a médio, os famosos "salsichas" são protetores, curiosos e aventureiros.
6. Lhasa Apso
Apesar da aparência fofa, o lhasa apso tem temperamento forte: é independente e corajoso. Cães da raça costumam gostar de aventuras, passeios e brincadeiras. Quando há estranhos na casa, tendem a ficar desconfiados.
7. Pug
Uma das mais antigas que existe, os pugs são extremamente apegados aos seus donos. É um ótimo cachorro para quem gosta de ficar em casa, já que não gostam muito de atividades físicas e adoram ganhar colo. Apesar da preguiça, são bastante alegres.
8. Pinscher
De porte miniatura, os cães desta raça não tem uma boa reputação. A veterinária, no entanto, diz que a fama de nervoso e bravo é injusta.
– Como é um cachorro muito pequeno, as pessoas costumam superprotegê-los quando filhotes. Por isso, depois de adultos, costumam ter medo de pessoas estranhas ou outros cachorros. Se estimulados desde pequenos, são tão dóceis quanto qualquer outra raça – afirma.
9. Labrador
O filme "Marley e Eu" tornou os labradores mundialmente famosos. Brincalhões e companheiros, são uma raça muito ativa. Boa opção para quem tem família grande, já que se dá bem com crianças, adultos e idosos.
10. Buldogue Francês
Inteligentes, alegres e dóceis, interagem bem com todas as idades. Cães da raça necessitam de contato constante com humanos. Em passeios na rua, tendem a chamar atenção das pessoas pelos olhos levemente esbugalhados.