A Netflix anunciou nesta terça-feira (8) a data de estreia dos primeiros episódios da adaptação do clássico literário Cem Anos de Solidão (1967), obra-prima de Gabriel García Márquez. A série está dividida em duas partes. A primeira entra no menu da plataforma no dia 11 de dezembro.
Com direção de Laura Mora e Alex García López, Cem Anos de Solidão foi inteiramente filmada na Colômbia, em espanhol, com o apoio da família de García Márquez (1927-2014), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982.
O romance já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Ambientado em Macondo, uma fictícia aldeia da América Latina onde o fantástico faz parte do cotidiano, acompanha a saga da família formada por José Arcádio Buendía e Ursula Iguarán e de seus descendentes. Em comunicado da Netflix, Laura Mora, diretora do filme Os Reis do Mundo (2022, disponível na plataforma), falou sobre o desafio:
— Como cineasta e como colombiana, tem sido uma honra e um enorme desafio trabalhar em um projeto tão complexo e que carrega tanta responsabilidade como Cem Anos de Solidão, sempre buscando entender a diferença entre a linguagem literária e a audiovisual, e poder construir imagens que contenham a beleza, a poesia e a profundidade de uma obra que impactou o mundo inteiro. Fizemos isso com amor e respeito pelo livro, com o apoio de uma equipe técnica e humana excepcional.
Já Alex García López, que dirigiu cinco episódios da série Cowboy Bebop (2021), comentou:
— Dirigir este projeto foi uma aventura. Na vida, correr riscos é necessário para dar sentido ao que fazemos. Ao mergulhar na adaptação de Cem Anos de Solidão, minha intenção era criar algo autêntico que carregasse a estatura de uma produção internacional, porque a história merece.
Confira o teaser:
* Produção: Isadora Terra