Já popularizado no Brasil, o Halloween é celebrado nesta quinta-feira, 31 de outubro (a propósito, prefiro usar o estrangeirismo do que um termo misógino, Dia das Bruxas).
Para marcar a data, fiz uma lista com 10 filmes de terror disponíveis no streaming. Todos podem ser considerados clássicos, tanto pela relevância quanto pela idade.
Clique nos links se quiser saber mais.
1) Drácula (1931)
De Tod Browning. O ator húngaro Bela Lugosi estabelece a caracterização e o modelo de representação do vampiro criado no romance homônimo publicado em 1897 pelo irlandês Bram Stoker. (Telecine)
2) Psicose (1960)
De Alfred Hitchcock. Aos olhos de hoje, o ritmo pode ser um tanto lento, mas isso não tira a força de cenas como a do chuveiro e da intepretação de Anthony Perkins como Norman Bates, o gerente do motel onde a secretária vivida por Janet Leigh se esconde após roubar uma bolada de dinheiro. (Telecine)
3) À Meia-Noite Levarei sua Alma (1964)
De José Mojica Marins. A estreia do mítico personagem Zé do Caixão, conhecido no Exterior como Coffin Joe, um coveiro capaz de cometer atrocidades na busca pela mulher que geraria o filho perfeito. (Globoplay)
4) O Bebê de Rosemary (1968)
De Roman Polanski. Uma história inesquecível sobre um ator ambicioso, uma mulher grávida e vizinhos satanistas. Ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, para Ruth Gordon. (Paramount+)
5) A Noite dos Mortos-Vivos (1968)
De George A. Romero. O cineasta mostrou que zumbis se prestam a metáforas sobre a época em que foram gestados. Aqui, são uma alegoria política sobre as minorias vítimas de intolerância e preconceito nos Estados Unidos. (Telecine)
6) O Exorcista (1973)
De William Friedkin. Primeiro terror indicado ao Oscar de melhor filme, originou não apenas uma cinessérie, mas o próprio subgênero dos títulos de exorcismo. Ainda hoje impressiona. (Max)
7) Suspiria (1977)
De Dario Argento. Neste expoente do giallo, uma onda de assassinatos horríveis leva uma bailarina em ascensão a acreditar que a escola de dança está cheia de maldade. (Oldfilx)
8) Halloween (1978)
De John Carpenter. A estreia de um dos pioneiros dos psicopatas assassinos que marcam o subgênero slasher (veio depois do Leatherface de O Massacre da Serra Elétrica e antes do Jason Voorhees de Sexta-Feira 13). Michael Myers já nasceu como algo quase sobrenatural, essencialmente maligno e virtualmente imparável. Uma força da natureza. (Telecine)
9) O Iluminado (1980)
De Stanley Kubrick. Stephen King, o autor da história adaptada pelo cineasta, tem sérias restrições, mas este filme estrelado por Jack Nicholson tornou-se um dos mais idolatrados de todos os tempos. (Max)
10) A Hora do Pesadelo (1984)
De Wes Craven. Nasce Freddy Krueger, que invade os sonhos de adolescentes para matá-los e que, como se saberá mais tarde na franquia, é o fruto amaldiçoado do estupro coletivo de uma freira em um velho manicômio da Rua Elm. (Max)
Bônus: Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
De Ridley Scott. O claustrofóbico filme ambientado em uma nave espacial consegue ser um ícone tanto da ficção científica quanto do terror. Deu vida a uma longeva franquia. (Disney+)
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano