A partir desta quinta-feira (4), a coluna vai destacar, no dia das estreias nos cinemas, os melhores filmes para ver nas salas parceiras do Clube do Assinante, que oferecem 50% de desconto na compra do ingresso.
Nas unidades do GNC Cinemas (nos shoppings Iguatemi, Moinhos e Praia de Belas, em Porto Alegre, e em Caxias do Sul) e da rede Arcoplex (Cachoeirinha, Gravataí, Lajeado, Passo Fundo e Santa Maria), a meia entrada vale para sócio do Clube e um acompanhante todos os dias da semana, incluindo feriados e as sessões 3D. No Cine Laser, em Passo Fundo, os 50% são aplicados de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pré-estreias.
Atenção: o desconto não é cumulativo com outras promoções. Veja as regras no site clubedoassinanterbs.com.br e confira, aqui, uma seleção dos cinco melhores títulos em exibição na semana de 4/7 a 10/7 (a ordem é apenas alfabética). Consulte os sites dos cinemas para saber sobre os horários e preços das sessões. E clique nos links se quiser saber mais.
1) Divertida Mente 2 (2024)
De Kelsey Mann. É exemplar como continuação, pois não se limita a ser apenas um retorno, uma repetição: amplia e desenvolve o elenco de personagens, expande seu universo e seu discurso. Agora que Riley entrou na puberdade, novas emoções surgem na sala de controle para bagunçar a vida da garota: Tédio, Vergonha, Inveja, Nostalgia e, principalmente, Ansiedade. E se Divertida Mente ensinou que todas as emoções são importantes, Divertida Mente 2 ensina que nenhuma emoção nos define. As oscilações e as contradições fazem parte do que constitui uma pessoa. (Em cartaz no Arcoplex Cachoeirinha, Arcoplex Gravataí, Arcoplex Lajeado, Arcoplex Passo Fundo, Arcoplex Santa Maria, Cine Laser Passo Fundo, GNC Iguatemi, GNC Moinhos, GNC Praia de Belas e GNC Caxias)
2) Entrevista com o Demônio (2023)
De Cameron Cairnes e Colin Cairnes. O filme dirigido pelos gêmeos australianos é um dos mais badalados pelos fãs de terror nesta temporada. Muito eficiente na construção de uma atmosfera (não espere tantos sustos), trata-se de um falso documentário sobre os acontecimentos sinistros registrados durante um episódio de um talk show, na noite de Halloween de 1977. Para aumentar a audiência, o apresentador brilhantemente interpretado por David Dastmalchian convida para o programa uma garota supostamente possuída pelo Diabo. (Em cartaz no Arcoplex Gravataí, GNC Iguatemi, GNC Praia de Belas e GNC Caxias)
3) A Grande Fuga (2023)
De Oliver Parker. Baseado na história real de um veterano da Segunda Guerra Mundial que fugiu do lar geriátrico para participar das celebrações dos 70 anos do Dia D, foi o último filme de dois grandes atores britânicos, cada um premiado duas vezes no Oscar: Michael Caine, 91 anos, que anunciou sua aposentadoria, e Glenda Jackson, que morreu em 2023, aos 87.
Os acontecimentos, os diálogos e as revelações permitem a A Grande Fuga refletir sobre temas como o estresse pós-traumático, a noção de heroísmo e a culpa, além de abordar as vicissitudes da velhice. Apesar de adotar um tom leve, como se fosse uma daquelas comédias que reverenciam travessuras da terceira idade, o filme surpreende por evitar o ufanismo. O personagem de Caine tem sempre uma tirada de humor na ponta da língua, contudo, seu olhar é desencantado. Bernie não quer ir à Normandia para relembrar um triunfo, mas para pedir perdão. E a guerra é o que é: um desperdício, como ele diz na visita ao cemitério de Bayeux. (Em cartaz no GNC Moinhos)
4) MaXXXine (2024)
De Ti West. Encerra a trilogia iniciada por X: A Marca da Morte (2022) e Pearl (2022) e protagonizada por Mia Goth, que é neta da atriz brasileira Maria Gladys, 84 anos. Única sobrevivente do massacre visto no primeiro título, Maxine continuou sua jornada em direção à fama. Agora, tenta se tornar uma estrela do cinema na Los Angeles de 1985. O cenário e a época convidam o diretor estadunidense a visitar os bastidores da indústria pornô e dos filmes de terror com baixo orçamento, assim como a reviver o pânico causado pelo assassino e estuprador conhecido como Night Stalker. O elenco foi incrementado (tem Elizabeth Debicki, Michelle Monaghan, Bobby Cannavale, Lily Collins, Halsey, Giancarlo Esposito e Kevin Bacon), mas Pearl segue sendo o ponto alto da trinca. (Sessões de pré-estreia no GNC Iguatemi)
5) Um Lugar Silencioso: Dia Um (2024)
De Michael Sarnoski. Estrelado por Lupita Nyong'o e Joseph Quinn, se passa antes dos eventos narrados nos bem-sucedidos Um Lugar Silencioso (2018) e Um Lugar Silencioso: Parte II (2021). Não enrola na invasão alienígena, mas também não avança muito na mitologia da franquia comandada pelo cineasta, produtor e ator John Krasinski. Em meio à jornada de terror, Dia Um consegue criar pelo menos uma cena de impacto, beleza e simbolismo. (Em cartaz no Arcoplex Cachoeirinha, Arcoplex Gravataí, Arcoplex Lajeado, Arcoplex Passo Fundo, Arcoplex Santa Maria, Cine Laser Passo Fundo, GNC Iguatemi, GNC Moinhos, GNC Praia de Belas e GNC Caxias)