Além de 33 Kikitos (para os longas nacionais e gaúchos, para os curtas-metragens brasileiros e para os documentários) e de 11 troféus Assembleia Legislativa (para os curtas do RS), o 52º Festival de Gramado entregará prêmios honoríficos. Já se sabia que o Troféu Eduardo Abelin vai agraciar o cineasta porto-alegrense Jorge Furtado, que em 2024 comemora 40 anos de carreira, e que o Kikito de Cristal vai abrir uma nova etapa: após celebrar nomes do cinema ibero-americano, passa a ter status global. A distinção será concedida à holandesa Mariëtte Rissenbeek, diretora executiva do Festival de Berlim entre 2019 e 2024.
O tradicional Troféu Oscarito, que em 2022 celebrou o ator Marcos Palmeira e em 2023 as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia (morta no dia da cerimônia, em Gramado), vai para Matheus Nachtergaele. O ator, diretor, roteirista e autor paulista de 56 anos tem no currículo cinematográfico clássicos como Anahy de las Misiones (1997), Central do Brasil (1998), O Auto da Compadecida (1999), Cidade de Deus (2002) e Amarelo Manga (2002). Seu único filme como diretor, A Festa da Menina Morta (2008), recebeu seis prêmios no Festival de Gramado, onde Nachtergaele esteve em 2022 e no ano passado, competindo por seus papéis em, respectivamente, O Clube dos Anjos e Mais Pesado É o Céu.
Na TV, participou de séries como Hilda Furacão e Todas as Mulheres do Mundo. Atualmente, pode ser visto na novela Renascer, da Globo. No fim do ano, volta a encarnar João Grilo nos cinemas, com a estreia de O Auto da Compadecida 2.
O artista homenageado com o Troféu Cidade de Gramado será anunciado no dia 18 de julho, no Rio de Janeiro. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará ainda três prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.