A coletiva de apresentação dos filmes que competem no 52º Festival de Cinema de Gramado, realizada nesta terça-feira (9) no hotel Buona Vitta, na cidade serrana, também revelou mais uma das sessões especiais do evento que ocorre de 9 a 17 de agosto.
A organização já havia divulgado que, na noite de abertura, haverá a exibição hors-concours de Motel Destino (2024), do diretor cearense Karim Aïnouz, realizador de Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006) e A Vida Invisível (2019).
Definido como um thriller erótico e estrelado por Nataly Rocha, Iago Xavier e Fábio Assunção, foi o único longa-metragem latino-americano que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde mereceu 12 minutos de aplausos, e tem estreia comercial prevista para 22 de agosto.
Também já era conhecido que, numa dobradinha com a entregada do Troféu Eduardo Abelin para o cineasta Jorge Furtado, que em 2024 está comemorando 40 anos de carreira, haverá a première mundial de Virgínia e Adelaide (2024), filme que Furtado dirigiu com Yasmin Thayná. Como contou o diretor em entrevista por conta da homenagem recebida no Festival de Punta del Este, "é sobre a história de uma psicanalista negra, a primeira psicanalista da América do Sul, Virgínia Leone Bicudo (1910-2003). É um nome de que não se ouve falar porque ela foi apagada da História". Foi rodado em Porto Alegre e é estrelado por Gabriela Correa e Sophie Charlotte.
Nesta terça-feira, foi anunciado que Gramado exibirá o primeiro episódio de Cidade de Deus: A Luta Não Para, que estreia em agosto na plataforma Max. Com produção da O2 Filmes, a nova série HBO Original dará sequência aos acontecimentos do aclamado filme Cidade de Deus (2002), que concorreu ao Oscar nas categorias de direção (Fernando Meirelles), roteiro adaptado (Bráulio Mantovani, a partir do romance homônimo de Paulo Lins publicado em 1997), fotografia (César Charlone) e edição (Daniel Rezende).
A trama mostra os personagens 20 anos depois. Em um trailer divulgado pelo serviço de streaming, é possível ver que Buscapé (Alexandre Rodrigues) segue com o trabalho de fotógrafo. Já Berenice (Roberta Rodrigues) tornou-se uma líder comunitária. Thiago Martins e Andréia Horta também fazem parte do elenco. O time de roteiristas é comandado por Sérgio Machado. Na direção, está Aly Muritiba, da série Cangaço Novo, que também teve pré-estreia no Festival de Gramado, em 2023.
Para o crítico Marcos Santuario, curador do festival, a sessão especial no dia 10 de agosto, no Palácio dos Festivais, demonstra a força de Gramado:
— No ano passado tivemos a premiére mundial de Cangaço Novo, do Amazon Prime Video, uma das séries de maior sucesso em 2023 e que já anunciou sua segunda temporada. Agora, junto ao Max, vamos exibir mais uma série brasileira, uma continuação de um dos mais emblemáticos filmes nacionais de todos os tempos. Isso reforça Gramado como essa janela de lançamentos também para séries.