Perto de completar 80 anos, no dia 25 de maio, o diretor britânico Frank Oz tem no currículo comédias deliciosas, como A Pequena Loja de Horrores (1986), Os Safados (1988), Será que Ele É? (1997), Os Picaretas (1999). Mulheres Perfeitas (2004) e Morte no Funeral (Death at a Funeral, 2007), que entrou recentemente no menu do Amazon Prime Video.
Importante não confundir este Morte no Funeral, rodado na Inglaterra e estrelado por ingleses, com a refilmagem homônima estadunidense lançada em 2010 por Neil LaBute e que tem como principal diferença a escalação de um elenco negro, também disponível na plataforma de streaming, mas para aluguel.
No filme de 2007, Oz mescla influências britânicas — a ambientação em uma mansão interiorana, a caracterização dos personagens (cheios de fleuma, gente para quem aparentar importa tanto quando ser), o tom de irreverência e sarcasmo — e de Hollywood, onde fez carreira: há lugar para um humor mais grosseiro, arriscando até doses de escatologia.
Na trama assinada por Dean Craig, uma família de classe média alta se reúne para o funeral do patriarca. O filho mais velho, Daniel (Matthew Macfadyen, ganhador de dois Emmys de coadjuvante pela série Succession), que ainda mora na casa dos pais com sua esposa, está à frente do cerimonial. Escritor frustrado, ele está aflito com a chegada do irmão, Robert (Rupert Graves), romancista de sucesso que vive em Nova York e de quem todos esperam um discurso, mesmo sabendo que Daniel escreveu as palavras de despedida.
A rivalidade entre os irmãos corre em paralelo à chegada de parentes como um tio-avô turrão e desbocado; a prima, cujo namorado sem querer tomou uma droga alucinógena; e aqueles agregados chatos sempre a fim de um papo inconveniente. Mas se o caos familiar é administrável, a presença de um estranho anão joga o protocolo no ralo. Interpretado por Peter Dinklage, que depois venceria quatro vezes o Emmy na pele do Tyrion Lannister de Game of Thrones, o sujeito surge pedindo dinheiro para manter segredo sobre as fotos um tanto esquisitas que traz no bolso.