O fim de noite deste domingo (15) será de muita ação na tela da RBS TV. Às 22h55min, o Domingo Maior exibe Operação Mekong (2016). Na sequência, à 0h55min, será a vez de o Cinemaço mostrar A Rocha (1996).
São dois exemplos trepidantes dos chamados filmes com testosterona, aqueles que trazem um elenco predominantemente masculino e personagens durões, envolvidos em cenas de perseguição, pancadaria e tiroteio.
Produção da China, a nova dona da bola no mercado cinematográfico, Operação Mekong é baseado em uma história real. Em 2011, dois navios comerciais chineses sofreram uma emboscada enquanto viajavam pelo Rio Mekong no Triângulo Dourado, região localizada na fronteira entre Laos, Mianmar e Tailândia, e célebre por ser uma das maiores produtoras de drogas do mundo. Foram encontrados os corpos de 13 marinheiros e uma carga com 900 mil comprimidos de metanfetamina.
No filme, o governo chinês envia ao Triângulo Dourado uma tropa de elite do combate ao narcotráfico. O líder é o capitão Gao Gang (interpretado por Zhang Hanyu), que faz parceria com o espião Fang Xinwu (Eddie Peng) na caça ao chefão do crime Naw Khar. Além das cenas de ação repletas de artes marciais, vale prestar atenção nos truques empregados pelos mocinhos e nas belas paisagens do Sudeste Asiático. A direção é de Dante Lam, que depois lançaria outro filme inspirado em um episódio histórico: Sequestro no Mar Vermelho (2018), sobre a evacuação de 225 estrangeiros e quase 600 cidadãos chineses do porto de Aden, no sul do Iêmen, durante a guerra civil no país do Oriente Médio em março de 2015.
Se Operação Mekong pode ser desconhecido pelo público mais acostumado com as obras de Hollywood, A Rocha já ganhou status de clássico do gênero. Talvez seja o melhor trabalho do exagerado e barulhento diretor e produtor Michael Bay, responsável por Armageddon (1998), Pearl Harbour (2001), Esquadrão 6 (2019) e a franquia Transformers.
O elenco é uma das bases para o sucesso junto ao público: Sean Connery, Nicolas Cage, Ed Harris, David Morse, John C. McGinley, William Forsythe, Michael Biehn, Tony Todd, John Spencer... Parece um predecessor de Os Mercenários (2010-2014), a trilogia em que Sylvester Stallone reuniu um bando de astros dos filmes de ação.
Na trama, um general (papel de Ed Harris), herói na Guerra do Vietnã, e seus comandados se apoderam de poderosas armas químicas e se instalam na prisão de Alcatraz com 81 reféns. Cobram US$ 100 milhões de resgate — caso contrário, vão atacar a cidade de San Francisco. Para combatê-los, é enviado à ilha — a tal Rocha do título — um grupo de elite que inclui um jovem especialista em ameaças bioquímicas (Nicolas Cage) e o único fugitivo do presídio (Sean Connery).