O Gre-Nal 430 será disputado neste sábado (3), às 22h15min, pela nona rodada do Campeonato Gaúcho. Antes de assistir pela RBS TV ao duelo de Grêmio e Inter na Arena, que tal conferir um filme ou uma série sobre futebol?
Para entrar no clima do jogo, separei alguns títulos que retratam finais de campeonato, triunfos inesperados, viradas heroicas e personagens marcantes.
Diferentemente do boxe, o futebol é um esporte mais difícil de ser transposto para o cinema. Um exemplo recente de filme que bate na trave é o italiano Decisão (2020), em cartaz na Netflix. Longa-metragem de estreia do diretor Francesco Carnesecchi, tinha potencial para estar em uma simbólica primeira divisão. A trama se desenvolve ao redor de uma final de campeonato juvenil na várzea da capital italiana. Enquanto o jogo rola, acompanhamos, nos bastidores e em flashbacks, os dramas de três personagens arquetípicos: o craque, o treinador e o presidente do time – o Sporting Roma, que nunca venceu nada na vida. Um Íbis da Itália.
Com apoio da montagem e da trilha sonora, Carnesecchi é habilidoso para intercalar as narrativas e criar tensão dramática. A escalada dos conflitos é mesmo sufocante, digna de uma final, seja na várzea, seja em uma Copa do Mundo. Mas faltou ao diretor controlar o registro das interpretações e equilibrar melhor o espaço das tramas paralelas, assim como o tom de Decisão, que de vez em quando vai do drama pesado à comédia pastelão. As cenas de jogo alternam momentos visualmente interessantes, filmados ora de cima, ora às costas dos atletas, com lances que parecem artificiais.
Mas o futebol já rendeu filmes bons e/ou marcantes. Um deles é O Milagre de Berna (2003), de Sonke Wortmann, que recria a vitória da seleção alemã na Copa do Mundo de 1954, alcançada em uma virada contra a poderosa Hungria de Puskas. A conquista é reconstituída nas memórias da família Lubanski, cujo pai é um ex-prisioneiro da Segunda Guerra Mundial que está para retornar após 11 anos na União Soviética.
O contexto da Segunda Guerra também aparece em Fuga para a Vitória (1982), filme dirigido por John Huston que reuniu atores como Sylvester Stallone e Michael Caine a jogadores de futebol do porte de Pelé, Ardiles e Bobby Moore. Na trama, uma partida entre nazistas e soldados dos Aliados torna-se uma oportunidade para escapar do campo de prisioneiros.
Meu favorito não chega a ser um filme, digamos, inspirador. Na verdade, o protagonista tem temperamento brusco e pendor para o jogo sujo. É Maldito Futebol Clube (2009), de Tom Hooper, em que o ótimo ator Michael Sheen interpreta o técnico inglês Brian Clough durante seus turbulentos 44 dias no comando do Leeds United, em 1974. Está disponível no Google Play e no YouTube.
O Brasil não poderia faltar nesta lista, né? Linha de Passe (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas, é sobre quatro irmãos criados por uma mãe-coragem – um deles com sonho de ser jogador. As cenas na várzea são bem feitas, se não me falha a memória. Está disponível no YouTube.
Heleno (2011), de José Henrique Fonseca, traz Rodrigo Santoro no papel de Heleno de Freitas (1920-1959), trágico craque do Botafogo da década de 1940. Com Angie Cepeda e Alinne Moraes no elenco, o filme pode ser visto no Telecine.
E The English Game (2020) não chega a ser filme e ficcionaliza bastante episódios históricos dos primórdios do futebol, mas a minissérie merece seu lugar na lista por contar como um time de operários sem tempo para treinar enfrentou de igual para igual a equipe da elite. Disponível na Netflix.