É preciso lembrar que seguimos com cuidados e restrições para viagens, de modo especial as internacionais, mas o roteiro do qual falaremos hoje é daqueles para se planejar com bastante antecedência. Então, anote aí: que tal percorrer a Rota Mística de São Miguel Arcanjo?
Trata-se de sete monastérios e santuários, a maioria em montanhas e rochas, numa linha reta que vai da Irlanda até Israel, passando por Inglaterra, França, Itália e Grécia. E por que falar dela agora, já que há outros caminhos de peregrinação tão ou mais conhecidos na Europa, como o de Santiago de Compostela ou a Via Francigena? É que a publicitária porto-alegrense Loo Burnett, 47 anos, lançou há pouco uma obra dedicada ao arcanjo e sua rota: São Miguel Arcanjo, um Tratado sobre Angelologia.
São Miguel, explica a introdução do livro, é o único dos anjos referido como arcanjo nas Sagradas Escrituras: “É o anjo mais importante do céu”. Retratados pelos grandes pintores e escultores, os anjos, em geral, são mencionados nas principais religiões monoteístas – judaísmo, cristianismo e islamismo. Loo (ou Luciana), formada em Publicidade pela Ulbra, especialista em marketing estratégico e mestranda em Teologia pela PUCRS, mãe de três filhos, não nasceu devota de São Miguel. Transformou-se, principalmente em estudiosa, a partir de uma série de eventos quase místicos após a doença e morte de um familiar, em 2007. Em paralelo, para colocar em prática as aulas de um curso de marketing digital, criou uma página dedicada ao culto micaélico que tornou-se um sucesso de público (709 mil inscritos no Facebook, 101 mil no Instagram e 11,8 mil no YouTube), e foi para alimentar as páginas de conteúdo que visitou pela primeira vez o Mont-Saint-Michel, na França, em 2014. Iniciaria aí sua jornada rumo aos sete pontos da Linha Sacra de São Miguel Arcanjo, numa série de seis visitas a três deles ao longo de sete anos e o começo dos estudos que resultaram no livro.
A família, especialmente os filhos, viu com alguma estranheza, no início, o fato de aquela mulher moderna, tatuada e de cabelos coloridos dedicar-se à pesquisa sobre os anjos – para escrever sua obra, leu cerca de 80 livros e uns 30 artigos sobre o assunto, só 10% deles escritos em português, além das visitas in loco. E orgulha-se de ter redigido um livro considerado “histórico-geográfico e doutrinal” para uma editora presente em 89 países. Quem procurar informação para percorrer a rota encontrará, assim como quem quiser fazê-lo só com interesse turístico. Agora, além de concluir o mestrado, pensa em escrever mais dois livros, um dedicado a orações, e o outro, a um romance que se passa em um mosteiro.
– Fiz uma abordagem moderna de um assunto religioso, dei um viés mais colorido e atribuo a isso o sucesso de São Miguel nas redes sociais – explica ela, que promove lives durante a Quaresma de São Miguel, entre 15 de agosto e 29 de setembro. – A tradição da quaresma é criação de São Francisco de Assis.
Para completar o roteiro e novas pesquisas, acredita que levará outros sete anos, em função das interrupções causadas pela pandemia. Em 2018, ela chegou a levar um grupo de brasileiros ao Mont-Saint-Michel, na França, e à Gruta de São Miguel Arcanjo, na Itália. E pretende dedicar-se ao turismo religioso daqui para a frente. Dos pontos que visitou, considera o Mont-Saint-Michel o mais impressionante. Mas, na visão teológica, ressalta, o mosteiro do Monte Sant’Angelo é o mais importante, por ter dado origem à devoção (a tradição diz que ali teria ocorrido a primeira aparição de São Miguel). Se o peregrino quiser uma ordem de prioridade, pode começar por aí.
O livro
São Miguel Arcanjo, um Tratado sobre Angelologia, de Loo Burnett, ed. Paulus, 215 páginas, entre R$ 75 e R$ 95. Em Porto Alegre, disponível nas livrarias Paulus e Santos. Também pode ser adquirido pela Amazon (só edição impressa)
Os sete pontos da linha sacra
1 - Skellig Michael (Irlanda). Primeiro mosteiro irlandês, datado do ano 600, por séculos serviu de refúgio para os católicos praticarem sua fé. Foi usado como locação para a cena final do filme Star Wars: o Despertar da Força.
2 - Saint Michael’s Mount (Inglaterra). A ilha rochosa abriga uma igreja medieval e um castelo datados do século 5. Segundo a tradição, em 495, São Miguel teria guiado um grupo de pescadores a esse local durante uma tempestade.
3 - Mont-Saint-Michel (França). Terceiro lugar mais visitado no território francês, recebe 3 milhões de visitantes ao ano. O complexo, incluindo a abadia do ano 709, fica no coração de uma baía “invadida pela dança das marés”.
4 - Sacra di San Michele (Itália). Datada do século 10, seu projeto levou 200 anos para ser finalizado. Local que teria inspirado Umberto Eco a escrever O Nome da Rosa, tem uma incrível biblioteca com mais de 10 mil volumes.
5 - Gruta de São Miguel Arcanjo em Monte Sant’Angelo (Itália). Principal santuário dedicado ao arcanjo na Europa, deu origem ao culto micaélico no Ocidente. Destino de peregrinos do mundo inteiro, já foi visitada por reis, santos e papas.
6 - Monastério de Symi (Grécia). Edificação do século 11 na ilha de Symi, com fonte de águas consideradas milagrosas, abriga uma efígie do arcanjo de três metros de altura, folheada em prata, uma das maiores do mundo. É possível hospedar-se no monastério.
7 - Mosteiro de Monte Carmelo (Israel). Construção do século 12, era local onde, segundo a tradição, eremitas que habitavam o Monte Carmelo na época bizantina difundiam o culto ao Arcanjo Miguel. A ordem Carmelita está ligada a esses eremitas.
Em Porto Alegre
Casamundi Cultura e Badejo Experiências Culturais promovem o curso Porto Alegre, 250 Anos de Histórias, para quem quer saber mais sobre a capital gaúcha. Com aulas ministradas pela jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo, os três encontros, a partir de hoje, ocorrerão em terças-feiras consecutivas. Ruas, monumentos, prédios e personagens, curiosidades e lendas serão desvendados em formato híbrido, online e presencial. Inscrições pelo site casamundi.com.br.
No Estado
Bento Gonçalves promove seu Bento em Vindima de 14 de janeiro a 20 de março. A celebração da colheita da uva terá atrações na sede e no interior. Estão programados seis desfiles alegóricos (16, 23 e 30/1; 6, 13 e 20/2), cinco festas no interior pelas Rotas Turísticas e seis sábados de shows na área central. Novidade em 2022, os desfiles cênicos, com 150 figurantes e sete carros alegóricos, ocorrerão na Via del Vino. Abertura, no dia 14, às 18h30min, na Praça Achyles Mincarone e na Rua Coberta.
No Equador
Na terceira temporada da série Beto no Mundo, o viajante Beto Conte apresenta no dia 17, às 19h, o primeiro episódio de 2022: Equador com Galápagos. Em formato online, a palestra tem inscrições gratuitas em triptravel.com.br/eventos.