Não será preciso enfileirar números para dizer, neste ano que termina, que o turismo no RS, assim como no resto do mundo, ainda sofreu muito em 2021 com as consequências da pandemia. Empreendedores fizeram esforços hercúleos para se manter e, mais, para se reinventar ou trazer novas atrações. Destaco aqui três grandes novidades.
Fiz a administradores dos três as perguntas: quais os resultados obtidos em 2021, em termos de público e do ponto de vista dos empreendedores e da comunidade?; o que vocês consideram que o empreendimento já acrescentou ao turismo na região e no RS?; o que estão projetando para 2022? Que as perspectivas deles para o próximo ano embalem as realizações de todos. Com cuidado e atenção. Saúde!
CAIS EMBARCADERO (Porto Alegre)
Desde 18 de maio, quando as operações começaram, cerca de 700 mil pessoas conferiram junto ao Guaíba as novidades do Cais Embarcadero. Pensada para revitalizar o local, a parceria entre DC Set Group e Tornak Holding criou opções de bares e restaurantes, lazer, esporte, cultura e entretenimento em 19 mil metros quadrados. O ano se encerra com a inauguração do Multiverso Experience e de mais restaurantes, e o novo deve oferecer outras atrações culturais. O pôr do sol, espetáculo permanente, deverá ganhar “um tempero”. Quem responde é Eugênio Corrêa, sóciodiretor do DC Set Group:
Resultados
— Foram fantásticos, muito acima do esperado. A comunidade, carente de uma relação mais próxima com o Guaíba, acreditou no projeto. E a gente atendeu com operações sérias, profissionais. Conseguimos viabilizar uma praça náutica, a única no perímetro central. Quem tem uma embarcação de pequeno porte não tinha acesso ao Guaíba se não fosse associado a um clube ou usasse os serviços das marinas, e o Embarcadero atendeu a esse segmento. A gente teve uma resposta surreal de Porto Alegre e de gente de fora. O turismo de negócios voltou e é muito comum, durante a semana, ver pessoas circulando com bagagens por ali.
Acréscimo
— Não temos dados oficiais, mas nos vieram dados da prefeitura de Gramado, o principal destino de turismo do RS, de que 80% das pessoas que chegavam à Capital só passavam pelo aeroporto. Isso mudou muito. Ouvi da secretária de turismo de Gramado que o turista já vem com a informação de que é bom ficar pelo menos um dia na Capital para ir ao Embarcadero.
Planos para 2022
— Esperamos consolidar as operações que já viabilizamos e as novas abertas no final do ano, como o Multiverso Experience, primeiro museu de exposições virtuais, o Eat Kitchen, que lembra grandes beach clubs do mundo, e o Z Café. Esperamos consolidar nossa posição no pilar de esportes — inauguramos quadras de beach tênis e parceiras com a Unimed e com a Companhia Atlética — e no pilar artístico. E tem o pôr do sol: a gente quer receber o sol sem atrapalhá-lo, colocando um pouquinho de tempero. Esse é o desafio para 2022.
ESTÁTUA DO CRISTO PROTETOR (Encantado)
O monumento com altura total de 43,5 metros, começou a ser erguido pela comunidade ainda em 2019. Seus 37,5 metros já a fazem figurar entre as maiores estátuas do mundo, superando o Cristo Redentor do Rio. Com previsão de conclusão em 2022, ela recebe visitantes aos finais de semana e feriados, para ajudar a custear a obra, feita com recursos privados. Rafael Fontana, da Associação Amigos de Cristo, responde:
Resultados
— A partir de 8 de maio, recebemos visitantes de mais de 300 cidades do Estado, de outros pontos do país e do Exterior. Registramos mais de 25 mil visitas guiadas. O fluxo incrementou as atividades em diversos setores da economia da cidade e região, como serviços de alimentação, hospedagem e atrativos turísticos.
Acréscimo
— O movimento da construção do Cristo Protetor é colaborativo, motivado pela fé, devoção e gratidão. Com a repercussão internacional após o içamento dos braços e da face, ocorreu um considerável fluxo de visitantes à obra, mas também para conhecer atrativos turísticos de Encantado e da região. Haverá expansão do turismo na região nos próximos anos, contribuindo para que o Estado se fortaleça como destino turístico, especialmente no Brasil e no Mercosul.
Planos para 2022
— A estátua será finalizada até o final de fevereiro, porém, para as obras do entorno (pavimentação, banheiros, mirante, entre outras), estamos trabalhando com a previsão do segundo semestre de 2022. Estamos aprimorando a estrutura para receber os visitantes e propiciar que vivam sensações e emoções em meio à natureza, ao ar puro e sob o olhar zeloso do Cristo Protetor, hoje a maior estátua de Jesus do mundo.
MÁTRIA PARQUE DE FLORES (São Francisco de Paula)
O parque nos Campos de Cima da Serra abriga 7 milhões de mudas de plantas de 300 espécies em 30 jardins, lago, gastronomia, e outras atrações. A promessa para 2022 é um calendário de eventos reforçado. Fátima Piazza, diretora do Mátria, responde:
Resultados
— Com menos de 30 dias da abertura do parque (o Mátria abriu em 26 de novembro), podemos dizer que os resultados estão dentro do planejado. Há um aumento diário de público, que chega de todo o Brasil.
Acréscimos
— O Mátria trouxe inovação e ousadia. Essas características são um atrativo diferente para o turismo do Estado. Na região, acreditamos que os cerca de cem empregos criados no parque são algo importante e significativo para o turismo.
Planos para 2022
— Pensamos sempre em próximas floradas. Teremos sempre novas versões para os visitantes. A acessibilidade está sendo ampliada com os carrinhos elétricos. E vamos ter calendário de eventos, produtos e oficinas.