Uma boa ideia que envolve cultura, educação, turismo e tantas outras coisas boas mais vem de Guaporé: livros brotarão de árvores na praça principal da cidade, a Vespasiano Corrêa, no próximo dia 11, das 8h às 17h.
A previsão do idealizador da ação, Luis Anildo Reder, 63 anos, é de que mais de 7 mil obras — infantis, infantojuvenis e adultas — pendam dos galhos, presas por fitas coloridas, para qualquer um que queira colhê-las. Os livros vêm de doações da própria cidade, há pelo menos cinco edições, e vão sendo arrecadados ao longo do ano. Alguns estarão disponíveis em braile — um deficiente visual deve fazer a leitura de uma versão de Harry Potter para crianças.
Considerando a população da cidade da Serra — estimada em 26 mil habitantes —, um em cada 4,3 moradores poderia apanhar pelo menos um dos chamados “frutos do saber”, nome dado ao projeto. Entre os apoiadores do evento — que se insere na semana que comemora o aniversário da cidade — estão o jornal local Tribuna da Serra, o LEO Clube Guaporé, secretarias de Educação e Turismo e o Ateliê de Histórias.
Viajando e escrevendo
Em março, contei na coluna a história da Família Três no Trailer — os jornalistas Ana Minosso e Guarany Pacheco e a filha Ana Laura —, que resolveu viver viajando pelo país a bordo de um trailer. Pois esse mais de um ano na estrada já rendeu dois e-books (mais informações no perfil do Instagram @tresnotrailer). Veja a seguir:
Do Cofrinho à Bolsa de Valores — A ideia do livro é inspirar a “parar de trabalhar pelo dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar para você”. O casal conta como conseguiu largar tudo para viver viajando e revela seu segredo: a renda passiva — aluguéis, ações e investimentos que rendem todo mês. Eles também dão dicas de como obter descontos em compras do dia a dia e como investir. O livro digital tem 54 páginas e custa 39,90.
A Aventura de uma Vida — A família relata as emoções de viver um ano na estrada. Fala sobre as alegrias e descobertas e também orienta viajantes sobre segurança e preparação dos equipamentos, mas principalmente sobre a experiência de conhecer pessoas. Conta desde o momento da decisão de pegar a estrada até jornadas pelo Brasil que incluem a Amazônia. O livro digital tem 164 páginas e custa 39,90.
Natal por aqui...
Garibaldi — É com o protagonismo de moradores que a cidade da Serra se enfeita para as festas de final de ano. O tema do Natal Borbulhante de Garibaldi é “Viva o Presente”, resgatando a história e a participação dos garibaldenses em eventos comunitários. A Rua Buarque de Macedo — uma das poucas sem fiação elétrica aparente no Estado e pontilhada de casarões centenários — fica ainda mais bonita com a decoração preparada por centenas de voluntários. Um desses grupos, formado por 75 pessoas, é o Elas, coordenado por Lisiane Carlotto Scomazzon, que dá o tom do trabalho dos moradores:
— A essência da população é essa, de trabalhar junto, com união e disposição. Somos uma cidade extremamente solidária.
Porto Alegre — Bate-papo sobre espumantes para as festas de final de ano, no jardim do Rincón de Los Geranios (no bairro Lami, na zona sul da Capital), com dicas da sommelière Taís Vieira. No próximo dia 5, em formato de piquenique, terá degustação de espumantes harmonizados com quiches vegetarianas. No mesmo dia, também vai funcionar no local um Bazar de Natal, com artigos de decoração, pequenos presentes e vinhos selecionados da serra gaúcha. Informações: (51) 99333-3678.
Teutônia — O “Natal no Campo” terá feira com passeio de lanternas, no Engenho Quatro Ventos (Estrada Jacob Mallmann). Os expositores são produtores locais que oferecerão peças em madeira, cosméticos naturais, flores e plantas, hortaliças, bolos, artesanato, geleias, queijos etc. No dia 18, a partir das 10h, feira, e a partir de 19h30min, atrações musicais; no dia 19, a partir das 10h, feira, às 15h, workshop de lanternas, e às 20h, coral; no dia 23, a partir das 18h, feira, às 19h30min, passeio das lanternas, seguido de presença do Papai Noel, danças alemãs e música. Nos dias 18 e 19 também haverá almoço típico alemão e café colonial. A entrada para a feira e para as apresentações é gratuita — quem quiser pode doar 1kg de alimento ou de ração.
Bento Gonçalves — O Natal Sobre Trilhos, que começou no último sábado, vai até o dia 18 a bordo da Maria Fumaça, o trem que faz roteiros turísticos pela região. As viagens ganham atrações com personagens, incluindo Papai Noel, é claro, e músicas natalinas. O ingresso para o espetáculo inclui a experiência no trem, degustação de um prato típico, vinhos, espumante e suco de uva. Saídas só nas noites de sábado, com duas opções de horário (17h40min e 20h40min) e duração de cerca de 3h30min. Informações: giordaniturismo.com.br.
Autorização de viagem
Da série não custa lembrar: desde agosto, pais ou responsáveis podem solicitar autorização de viagens em voos domésticos para crianças e adolescentes desacompanhados, com menos de 16 anos, de forma online (o modelo físico/presencial segue disponível). Viagens internacionais e de ônibus ainda continuam no modelo anterior. Para pedir a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) é preciso ter um certificado digital e acessar o site e-notariado.org.br.