A um mês do prazo previsto para a retomada das operações no Aeroporto Salgado Filho, o governador Eduardo Leite e o secretário de Reconstrução, Pedro Cappelupi, vistoriaram as obras de recuperação da pista e do terminal, acompanhados da CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal. A executiva mostrou como estão as obras na pista e nas áreas de manobra dos aviões, alagadas na enchente de 3 de maio.
Na conversa, Leite iniciou as discussões com a Fraport sobre medidas que possam acelerar a retomada da oferta de voos:
— O aeroporto vai retornar com uma operação muito robusta a partir de 21 de outubro e queremos, de parte do governo, garantir as condições para ampliar o número de voos e assegurar a manutenção das rotas nacionais e internacionais que operavam antes da enchente. Isso será conversado pelas nossas equipes para que possamos avançar e, eventualmente, garantir benefícios às companhias aéreas que reforçarem a sua operação no aeroporto — disse o governador.
Segundo a Fraport, as obras de restauração do aeroporto seguem no ritmo previsto pelo cronograma. Na última semana, foram finalizados os trabalhos na área de taxiamento D, via de acesso das aeronaves entre a pista de pousos e decolagens e o pátio, que será usada na retomada parcial dos voos. As intervenções seguem em execução na taxiway F.
A pista de pousos e decolagens está recebendo as últimas camadas de asfalto para recomposição do trecho que será usado a partir da retomada dos voos. O aeroporto voltará a operar parcialmente a partir do dia 21 de outubro, com pousos e decolagens começando às 8h. O retorno completo, incluindo voos internacionais, ocorrerá em 16 de dezembro.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.