Autorizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a retornar ao cargo, o prefeito Jairo Jorge tomou posse na prefeitura de Canoas no início da noite desta terça-feira (2). O ato foi acompanhado por apoiadores que fizeram um apitaço em frente à prefeitura.
— Estou tranquilo, sereno e muito emocionado. Com muita crença na Justiça. A Justiça dos homens às vezes demora, mas não falha — disse Jairo, que carregava uma estatueta de São Jorge.
Ao reassumir a prefeitura, Jairo reforçou que irá fazer um diagnóstico da gestão e propor medidas para recuperar as finanças do município. O prefeito pretende priorizar os atendimentos em saúde, a educação, a limpeza urbana e a segurança.
Este será o terceiro período de Jairo Jorge à frente da prefeitura de Canoas desde a posse para o atual mandato, em 1º de janeiro de 2021. Ele já tinha sido afastado pela primeira vez em março de 2022 no âmbito da Operação Copa Livre, que investiga supostas irregularidades em contratos do município. Jairo voltou ao cargo um ano depois, em março de 2023.
Passaram-se mais sete meses e, em novembro de 2023, o prefeito foi afastado pela segunda vez pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Agora, a decisão do STJ permite o retorno ao cargo.
Nos últimos meses, a prefeitura vinha sendo administrada interinamente pelo vice Nedy Vargas (PP), que rompeu politicamente com Jairo.