Depois de ser surpreendido com a saída da vereadora Comandante Nádia, que assinou ficha no PL, o Progressistas (PP) reagiu e conquistou o presidente da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PL). Com a troca, que será formalizada nesta quarta-feira (3), às 19h, em um jantar no Chalé da Praça XV, o PP fica com dois vereadores e espera conquistar uma terceira, a psicóloga Tanise Sabino, eleita pelo PTB, que virou PRD na fusão com o Patriota.
O presidente municipal do PP, Vitor Alcântara, comemora a conquista de Mauro Pinheiro:
— É muito simbólico que o presidente da Câmara escolha o nosso partido para concorrer à reeleição. Mauro escolheu o PP porque somos um partido de direita, mas sem extremismos. Ele sabe que somos um partido com estabilidade e isso lhe dá segurança.
Para que Mauro Pinheiro migrasse do PL pelo PP sem perder a presidência da Câmara foi preciso alterar o regimento interno da Casa. Uma resolução publicada no Diário Oficial de Porto Alegre no dia 28 de março autorizou a troca partidária. Antes, qualquer vereador que mudasse de sigla perderia o posto na Mesa Diretora.
Tanise Sabino e a vereadora Mari Pimentel, que já anunciou a saída do Novo, também podem ser beneficiadas pela alteração do regimento.
O PP é o quarto partido de Mauro Pinheiro, que começou no PT, migrou para a Rede e estava no PL.
Vitinho conversou com a ex-presidente da Federasul Simone Leite, que foi convidada pelo PL, e saiu convencido de que ela continuará no PP:
— Ela disse a mim, ao Ronaldo Napoleão e ao presidente do partido, Covatti Filho, que não sai.
A coluna fez a mesma pergunta a Simone, mas até as 17h ela não havia respondido. Na véspera, disse que estava focada na manifestação organizada pela Federasul para tentar evitar o aumento do ICMS.