Convidada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) para ser sua vice, Simone Leite já decidiu que vai trocar o domicílio eleitoral de Canoas para Porto Alegre, primeira condição para ser candidata na Capital.
O que a ex-presidente da Federasul ainda não confirma é se trocará o PP pelo PL, partido ao qual Melo prometeu a vaga de vice. Nesta segunda (1º), a empresária terá encontro com o presidente municipal do PL, Luciano Zucco, que a convidou para se filiar.
O final de semana foi intenso, com articulações que serão decisivas ao futuro político dela, do PP e do PL. O presidente estadual do PP, Covatti Filho, disse que conversou com Simone e com Melo na semana passada, depois de ler na coluna a notícia sobre o convite. Covatti entendeu que não foi um convite, mas uma "sondagem", tanto por parte de Melo quanto do presidente municipal do PL, Luciano Zucco. A coluna reafirma que, nos dois casos, foi convite.
Ao presidente do partido, Simone falou dos motivos pessoais que teria para não pensar em uma candidatura (a filha de dois anos, por exemplo), mas não descartou a possibilidade de aceitar o desafio. Covatti contou ter dito a ela que nesta nova fase, sob comando dele, o PP passará por um processo de reformulação que conversa com as demandas do setor empresarial. Simone teria respondido que não pensa em deixar o PP.
De Melo, Covatti disse ter ouvido que a escolha do vice será "uma construção com os partidos da base" e que tem muito apreço pelo PP. O presidente do PP lembrou que o prefeito conhece o histórico de fidelidade do partido. Já o PL está vivendo um processo de divergência entre seus líderes, como ficou evidente na nomeação de Zucco para a presidência, à revelia do presidente estadual, Giovani Cherini, e do vice-prefeito Ricardo Gomes.
— Quem garante que amanhã isso não muda de novo? — questionou Covatti.
PP espera conquistar Tanise Sabino
Depois de perder dois vereadores (Comandante Nádia e Cassiá Carpes), o PP de Porto Alegre espera conquistar Tanise Sabino. Eleita pelo PTB, que se fundiu com o patriotas e hoje é PRB, Tanise precisa avaliar em qual partido tem mais chances de se eleger. A psicóloga decidirá até quarta-feira (3) entre PP, MDB e PL.
Rumo ao Republicanos
O Republicanos é o destino mais provável da vereadora Mari Pimentel, que deixou o Novo e só não foi para o PSDB porque o diretório municipal barrou. Era desejo da presidente Paula Mascarenhas e da presidente do PSDB Mulher, Nadine Anflor.
Espécie em extinção
Por falta de nomes competitivos para concorrer a vereador, o PSDB corre o risco de virar mico-leão dourado na Câmara de Porto Alegre. Está ameaçado de encolher, depois de ter perdido Ramiro Rosário.
Incerteza sobre o futuro de Covatti
Derrotado na tentativa de ser um dos indicados pela OAB para o Tribunal de Justiça Militar, Vilson Covatti ainda não sabe se reassumirá a Secretaria de Turismo. Diz que não conversou com o governador.
Covatti informou que nesta semana retoma suas atividades em Brasília, como advogado.