Na primeira de uma série de convenções municipais, o PP de Porto Alegre confirmou, neste sábado (13), apoio à reeleição do prefeito Sebastião Melo (MDB). Usando chapéus de palha na cabeça e camisetas com a frase "andar com Melo eu vou, que o Melo não costuma falhar", o senador Luis Carlos Heinze, deputados e vereadores do PP receberam o emedebista em clima de festa na Câmara Municipal.
— Não vamos mudar, vamos seguir no mesmo caminho para a confiança do povo porto-alegrense. Vamos ganhar as eleições. Uma certeza: Sebastião Melo, para o bem de Porto Alegre continuará, com Ricardo Gomes, com a maioria dos vereadores, prefeito — discursou o presidente estadual do PP, Celso Bernardi, que se despede do cargo em setembro, após as convenções.
Embora não assuma oficialmente que é candidato à reeleição, Melo agradeceu o apoio do PP, elogiou o trabalho do secretário de Habitação, André Machado, e fez uma homenagem especial a Mauro Sparta, que deixou a Secretaria da Saúde nesta semana para se dedicar à eleição do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers).
O vice Ricardo Gomes (PL) também agradeceu o apoio, relembrou que iniciou a sua trajetória política no PP, e disse que se sentia em casa ao lado dos líderes progressistas.
Além de confirmar o endosso à candidatura de Melo, que é dada como certa por 10 em cada 10 políticos da base e da oposição, o PP reconduziu Vitor Alcântara, o Vitinho, para mais três anos à frente do diretório da Capital. O 1º, 2º e 3º vice-presidentes serão Ronaldo Napoleão, Matheus Ayres e André Machado, respectivamente.
Mesmo que o PTB já tenha anunciado que integrará a coligação do prefeito, o PP é o primeiro partido a formalizar o apoio a Melo em convenção municipal. Em 2016, a legenda indicou o Gustavo Paim como vice da chapa encabeçada por Nelson Marchezan (PSDB), que derrotou Melo. Em 2020, o PP lançou Paim para concorrer à prefeitura e, no segundo turno, declarou apoio a Melo.
Melo evita falar em reeleição e insiste que é cedo demais para tratar do assunto, mas movimentos recentes sinalizam a construção de uma coligação ampla para 2024. A coalizão que dá sustentação a Melo começou a ser desenhada ainda no segundo turno da eleição passada, na disputa contra Manuela D'Ávila (PCdoB), e se refletiu na formação do governo e na construção de uma vultosa base na Câmara de Vereadores.
Até agora, o prefeito não enfrentou nenhuma tempestade na relação com os vereadores e mantém consigo partidos que lançaram candidatos próprios no primeiro turno de 2020, como PP, PSD e Republicanos. Recentemente, o prefeito também teve a confirmação de que o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estará com ele em 2024.
Saiba como ficou a executiva do PP em Porto Alegre:
EXECUTIVA
- Presidente: Vitor Alcântara (Vitinho)
- 1º Vice: Ronaldo Napoleão
- 2º Vice: Matheus Ayres
- 3º Vice: André Machado
- Secretário-Geral: Fernando Vasconcellos
- 1º Secretário: Mariana Campos
- 2º Secretário: Mariana Lescano
- Tesoureiro: Carlos Fett
- 1º Tesoureiro: Silvio Zago
- 2º Tesoureiro: João Manoel Fraga