É prudente não convidar para o mesmo kerb o presidente estadual do PP, Covatti Filho, e a família Hermany, de Santa Cruz do Sul. As relações estão estremecidas desde que a noiva de Covatti, a vereadora Nicole Weber, anunciou a candidatura a prefeita pelo Podemos, concorrendo com Helena Hermany, candidata à reeleição.
As desavenças estavam restritas aos bastidores, mas ganharam pernas no fim de semana, com o bate-teclas no grupo de WhatsApp dos líderes do partido, que tem dezenas de participantes.
"Vou dar até a última gota de sangue da minha vida pra provar minha inocência e processar essa pessoa, que infelizmente foi homenageada pelo nosso partido. Nossa família não vai mais aceitar calada essa injustiça! Nem a omissão do nosso partido... Eu tenho família, tenho 3 filhas, não vou mais aceitar isso! @Dep Covatti Filho seu omisso, tu vais nos conhecer a partir de hoje!", escreveu Henrique Hermany, um dos filhos de Helena, colocando uma imagem de Nicole na tela do celular.
Covatti Filho respondeu: "É necessário separar as coisas. Minha vida pessoal e meu relacionamento familiar não devem ser pauta de discussão. Assim como a sua vida pessoal e da sua família, a qual respeito muito. Pessoalmente, não me envolvo na política local de Santa Cruz do Sul. E não pretendo me envolver. No entanto, o partido estadual, sim, estará defendendo nossa liderança progressista. A executiva já enviou uma moção de apoio à sua mãe. Deputados e membros da executiva também já se manifestaram e têm carta branca para atuar e defender os nossos em nome do partido estadual. Caso deseje alguma manifestação específica do partido, através de sua executiva, o grupo está à disposição".
Henrique Hermany retrucou: "Não tem como separar as coisas... Tua omissão é uma vergonha... Mas deixa assim, aguarde e confira... Os próximos capítulos disso serão bem interessantes... E também não estamos no partido por tua causa. Aliás, temos saudade do Celso Bernardi, esse sim um líder de verdade".
Depois de a prefeita de Três Forquilhas postar uma figurinha fazendo sinal de positivo para a mensagem de Covatti, Hermany continuou: "Tu não te envolve em Santa Cruz, um dos maiores municípios governados pelo PP??? Omisso e covarde! Tu não vai aparelhar o partido pra ti e pra tua família, vamos comprar essa briga... Não saindo do partido, mas brigando dentro das trincheiras!"
A coluna teve acesso até esse ponto da conversa, mas relatos de líderes do PP são de a briga está feia.