Moradores de Sobradinho, na região Centro-Serra, contam os dias para que sejam concluídas as obras do entorno do Cristo Acolhedor, que deverá se transformar na principal atração da cidade. A escultura já está pronta e se destaca na paisagem do município, mas os acessos e as obras do entorno ainda não foram concluídos.
A empresa vencedora da licitação tem até o final de julho para concluir os acessos ao monumento. Hoje, o entorno ainda é de chão batido.
A obra foi encomenda ao escultor Marcus Moura, o mesmo do Cristo Protetor, de Encantado. É uma escultura mais modesta: em vez dos 43,5m do Cristo de Encantado, a escultura de Sobradinho tem 24m, incluindo o pedestal.
A expectativa é entrar na rota do turismo religioso, que tem crescido no Rio Grande do Sul e deve ganhar impulso com a inauguração das duas imagens de Jesus Cristo.
Para que Sobradinho entre na rota do turismo religioso, o Estado terá se investir na RS-400, estrada que liga o município à RS-287, em Candelária. Com longo trecho de serra que não permite ultrapassagem e sem acostamento, não há como estimular a circulação.
Pela estrada afora
Sugestão aos ministros Paulo Pimenta e Renan Filho, que vêm ao Estado na sexta-feira (3): estiquem a agenda e façam uma viagem de carro, pela BR-290, de Porto Alegre até Rio Pardo.
Se fizerem isso, verão que não dá mais para adiar a duplicação do trecho entre Eldorado do Sul e Arroio dos Ratos. E constatarão que de Butiá até Pantano Grande as obras vão de vento em popa, com trechos já asfaltados.