De olho em 2024, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), que deverá ser candidata à reeleição, embora diga que ainda não decidiu, promoveu quatro alterações no secretariado, ampliando a base de apoio na Câmara, com o ingresso do PSB. Para isso, cortou na carne de seu partido, de quem tirou duas secretarias, e criou mais duas.
O esboço de coligação passa a ter sete partidos: PP, PSD, Republicanos, PDT, União Brasil, PSDB e PSB.
Na Secretaria da Agricultura, saiu Hardi Panke (PP) e entrou Décio Hochscheidt (União Brasil). No Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger (PP) foi substituído por Cesar Cechinato (PSDB), que concorreu a vice contra Helena em 2020.
As duas novas secretarias são as de Habitação e Regularização Fundiária, para Fabiano Dupont (PSB) e de Serviços Públicos, para Luizinho Ruas (vereador do PSD).
Pela primeira vez na história do município, os poderes Executivo e Legislativo são comandados por mulheres ao mesmo tempo: a prefeita Helena Hermany (PP) e a presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz (Republicanos).
Olho no futuro
Ex-secretário de Inovação e Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin foi contratado pelo Tribunal de Justiça como assessor de Inovação e Tecnologia. Vai liderar o processo de transformação digital no TJ-RS.