Na viagem que fará para a Europa entre 10 e 22 de abril, o governador Eduardo Leite terá uma audiência com o papa Francisco. A intenção é convidar o Pontífice para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao Estado. Francisco é o primeiro papa jesuíta.
Leite vai tratar de outras duas comemorações importantes na formação do Rio Grande do sul: os 200 anos da imigração alemã, neste ano, e os 150 da chegada dos italianos ao território gaúcho.
A viagem começa por Verona, na Itália, onde, no dia 14 de abril, o governador participa da abertura da Vinitaly, uma das mais tradicionais feiras de vinhos do mundo. Pelo menos 10 vinícolas gaúchas estarão exibindo seus produtos no estande do Rio Grande do Sul. No dia seguinte, Leite terá encontro com o governador do Vêneto para tratar dos festejos da imigração italiana.
Depois de Verona, Leite vai a Roma para visita a empresas e audiência com o Papa. No dia 17 de abril a comitiva gaúcha viaja para a Alemanha, onde terá encontro com autoridades e participação na Feira Industrial de Hannover.