Com o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, circulou pela Expodireto fardado para ser o candidato da direita à Presidência da República em 2026. Ainda que não tenha falado de eleição, deixou em diferentes interlocutores a impressão de que está pronto para encilhar o cavalo branco, símbolo de sua campanha em 1989. Agora mais maduro, moderou o discurso sem esquecer as origens, ligadas ao agronegócio.
Caiado foi o homenageado principal do prêmio Expodireto Cotrijal na noite de domingo (3). Falou pelos agraciados ao lado do governador Eduardo Leite. Nesta segunda-feira (4), na solenidade de abertura, os dois voltaram a conversar sobre os planos dos governadores do Sul e Sudeste.
O governador de Goiás visitou até o Pavilhão da Agricultura Familiar, degustou produtos coloniais e ouviu do secretário Ronaldo Santini uma brincadeira:
— Você defende o latifúndio, mas para comer comida boa é aqui, na agricultura familiar.
Aliás
Ronaldo Caiado não é do tipo que atrai multidões, como Jair Bolsonaro, que estará na Expodireto nesta terça-feira (5) à tarde. Mas tem várias credenciais para se tornar o candidato da direita, caso Tarcísio Gomes de Freitas não se movimente: é inteligente, fala bem e tem experiência administrativa. E tem potencial para conquistar votos do centro.