Os resultados da Expodireto Cotrijal, em matéria de negócios, serão conhecidos ao final do evento, na sexta-feira (8), mas o prestígio pode ser atestado pela presença de autoridades dos três poderes na abertura da feira, nesta segunda (4). A primeira amostra tinha sido dada na noite de domingo (3), no já tradicional jantar de entrega de prêmios aos destaques de diferentes áreas, realizado em parceria com a Rede Pampa de Comunicação.
Políticos de diferentes partidos, identificados com o agronegócio, fizeram questão de marcar presença. O governador Eduardo Leite veio para a Expodireto acompanhado de todos os secretários que têm alguma ligação com os temas do campo e de presidentes e diretores dos três bancos estatais, todos financiadores de projetos no campo: Banrisul, BRDE e Badesul, que assinaram uma série de contratos no primeiro dia da feira.
Leite não só discursou na abertura como emendou uma série de compromissos, acompanhando o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, a quem chamou de "Rei Mânica", por ser a alma da Expodireto. Em todas as manifestações, repetiu o discurso de que o Estado não faz ajuste fiscal para dizer que as contas estão no azul, mas para poder investir em infraestrutura, segurança, saúde e educação, que são fatores de competitividade.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, foram homenageados com o Troféu Expodireto. Brito, que elegeu a irrigação como prioridade do seu mandato, caiu nas graças dos produtores rurais por ter escolhido uma das principais bandeiras do setor. A expectativa é de que Saltz, no comando do Ministério Público, ajude a desatar os nós jurídicos que emperram os projetos de irrigação.
Do governo estadual foi agraciado o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, por seu empenho na defesa da agricultura familiar e na divulgação dos seus produtos.