O pavilhão da agricultura familiar, um dos mais tradicionais da Expodireto, reserva novidades ao público na 24ª edição da feira, que começa na segunda-feira (4) em Não-Me-Toque, no norte gaúcho.
Neste ano, o pavilhão terá 192 bancas e 229 expositores, sendo a maioria (71,3%) representando agroindústrias gaúchas. O restante é composto por produtores de artesanato e flores. Em 2023, o setor movimentou mais de R$ 2,5 milhões em negócios.
A expectativa da Federação dos Agricultores na Agricultura (Fetag-RS) para a edição deste ano é igualar ou até superar esse valor, disse o presidente da entidade, Carlos Joel da Silva.
— Os agricultores se preparam para receber bem o público, que vai poder acompanhar de perto muitas novidades. Temos o acréscimo de novos expositores que vão apresentar ao público novas atrações, bem como produtos que foram aprimorados e inovados por bancas já tradicionais da nossa feira — pontuou.
Segundo o superintendente de Produção Vegetal da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, o pavilhão da agricultura familiar é sempre um "sucesso à parte" da Expodireto.
— Praticamente todas as pessoas que vêm para o parque visitam o pavilhão e querem levar um produto da agricultura familiar. Acredito que, de certa forma, é uma volta às origens, afinal, as pessoas que visitam a feira têm uma ligação muito forte com o agro. E você ter acesso ali a mais de 220 empreendedores nos diversos ramos da alimentação, bebidas, artesanato, flores, embutidos, uma infinidade de opções, é quase impossível a pessoa ir à feira e não não visitar o pavilhão — afirmou.
Carne na lata e cachaça artesanal
Na esteira do salame de búfalo, queijo de lavanda e geleia de alho negro — alguns dos destaques da Expodireto no ano passado —, a feira de 2024 deve contar com novidades como a carne na lata da Nostra Família, agroindústria de Frederico Westphalen, no norte gaúcho.
Segundo Andrieli Coldebella, sócia-proprietária da empresa, o alimento resgata as raízes dos antepassados da família.
— A receita é da minha nona, Hilda Folle. Antigamente, quando não tinha luz e geladeira, eles precisavam conservar a carne. Então fritavam, temperavam com sal e alho e a colocavam em conserva com banha, para consumir em outro momento. Somos a primeira e única empresa do Estado a fazer esse tipo de produto — afirma Andrieli.
O alimento é de carne suína, preparado com paleta e pernil. Andrieli comenta que não utiliza nenhum tipo de conservante no embutido, que é conservado apenas na banha suína. O tempo de preparo da carne é de aproximadamente quatro horas. Para consumir, basta aquecer a carne, de preferência em uma panela, a fim de conservar o sabor do alimento.
Lançado oficialmente na Festa da Uva, em Caxias do Sul, Adriele revela que foram vendidas aproximadamente 300 unidades. Cada lata tem 900 gramas e custa R$ 60. Um sucesso entre o público, a empresa pretende expandir entre os visitantes da Expodireto. Além da novidade, a empresa comercializa embutidos, salame, copa, lombo defumado, morcela, torresmo entre outros.
— Expomos na feira há cinco anos e é sempre um prazer estar presente nessa que é a maior feira de agronegócio da América Latina. Cada uma delas é maior e melhor, e sempre supera as nossas expectativas — pontua a empresária.
O público que passar pelo pavilhão também poderá conhecer os produtos da Cachaçaria Pol, de Marau. Estreante na feira, a empresa familiar produz e comercializa destilados, como licores, cachaças, graspa, todos de forma artesanal.
A fim de expandir os negócios, a família vem alçando voos maiores através da participação em grandes feiras. No ano passado, a cachaçaria participou pela primeira vez da Expointer e, recentemente, na ExpoCasca.
— O nosso carro-chefe é o licor de frutas e como sempre trabalhamos com produtos, essas últimas semanas foram de muita correria, conciliando a feira em Casca com a produção para levarmos a Não-Me-Toque — conta Bruna Bianchin Pol, proprietária da agroindústria.
Bianca se juntará a outros 46 expositores que também estreiam na feira este ano. Segundo a Fetag, responsável pela organização do setor, o pavilhão contará com expositores de 139 municípios.