Faltando quatro dias para o encerramento, a Festa da Uva 2024 superou a meta de público e atraiu até agora 242 mil visitantes somente no Parque de Eventos, em Caxias do Sul. O número corresponde ao período entre os dias 15 e 28 de fevereiro, ou seja, 14 dias. A expectativa era que 200 mil pessoas visitassem somente os Pavilhões nos 18 dias da festividade.
Nas duas segundas-feiras de entrada gratuita, o evento atraiu 56 mil pessoas, sendo 40 mil apenas na última segunda-feira (26), o dia com o recorde de público desta edição.
A uva, estrela da festa, já teve 68 toneladas distribuídas gratuitamente aos visitantes.
Nesta edição, a Festa da Uva antecipa a celebração dos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos na região, que serão comemorados no ano que vem. Além disso, o evento organizou mudanças no parque, como a instalação dos setores de agricultura familiar e gastronomia no Pavilhão 1 e a presença da feira multissetorial no Pavilhão 2.
A organização do parque é o fator que tem contribuído para a boa aceitação do evento, segundo o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto.
— Esperamos superar o número de 300 mil visitantes no parque até o fim da festa porque percebemos uma avaliação muito positiva da comunidade. Entendemos que as pessoas gostaram da forma como está organizada a exposição das uvas, os estandes, a praça de alimentação — avalia ele, que diz ainda que haverá uma reunião na segunda-feira (4) para detalhar os números de visitantes, entre pagantes e crianças, entre outros.
44 mil pessoas nos desfiles
Em relação aos desfiles cênicos na Rua Sinimbu, a última apresentação ocorrerá no próximo sábado (2), às 20h. As cinco exibições do espetáculo reuniram 44 mil pessoas. O penúltimo desfile foi realizado na noite de quarta-feira (28), atraindo sete mil espectadores, que permaneceram na Sinimbu mesmo com o tempo instável. Nos Jogos Coloniais, que movimentam o interior da cidade desde janeiro, 15 mil pessoas participaram.
Somando pavilhões, desfiles e jogos, cerca de 304 mil pessoas foram envolvidas com a programação do evento.
Os portões permanecem abertos nesta quinta-feira (29) até as 22h. Os ingressos custam R$ 20. O destaque da programação é a penúltima exibição do espetáculo Som & Luz. No sábado, além do desfile, haverá a produção de uvada na Vila dos Distritos, entre 10h e 14h, com distribuição do doce no pão caseiro para o público.
Outra atração é o show de Bruno & Marrone e Raça Negra a partir das 21h. Os portões para a apresentação abrem às 18h. Os ingressos custam R$ 100, mais taxas, e podem ser comprados no site oficial.