Após oito anos, o espetáculo Som & Luz está de volta à programação da Festa da Uva de Caxias do Sul. Ao todo, serão 11 exibições, com a primeira no dia 16 fevereiro, no entanto essa apenas para convidados. A comunidade em geral poderá vê-lo a partir do dia 18. O espetáculo acontecerá sempre às 20h e a organização é toda do Sesc, com investimento de aproximadamente R$ 300 mil. A expectativa é de receber 300 pessoas por noite. As informações foram confirmadas em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (6).
Os ingressos custarão R$ 10 e devem ser adquiridos de forma online no e-commerce do Sesc, ou na sede da entidade. A venda começa ao meio-dia desta terça. Nos dias de espetáculo também será possível adquirir entradas para o espetáculo na bilheteria do Som & Luz, nos pavilhões da Festa da Uva. Quem possui a carteirinha do Sesc, estudantes, maiores de 60 anos, doadores de sangue, portadores de necessidades especiais e acompanhantes, servidores públicos e classe artística pagam meia entrada.
As exibições ocorrerão nos dias 18, 19, 20, 22, 23, 24, 26, 27, 29 de fevereiro e 1º de março. Em caso de chuva, o espetáculo será reagendado. Durante os dias de espetáculo, as réplicas de Caxias do Sul, próximo ao local, estarão fechadas para garantir mais segurança aos artistas.
A edição deste ano é chamada de Oblívio e, segundo a organização, buscará contar, por meio do elemento da natureza, um nova história de Caxias. O espetáculo foi idealizado por Guilherme Montanari e a direção artística é de Zica Stockmans, da Tem Gente Teatrando. A trilha sonora é original e foi produzida por Beto Scopel, Rafa De Boni e Vitinho Manske. O espetáculo tem 40 minutos e será contado em sete movimentos. Ao todo, 50 pessoas estão envolvidas na organização, sendo cerca de 30 artistas, todos de Caxias do Sul.
— Oblívio é sinônimo de esquecimento. Entendemos que vamos contar a história da cidade desdobrando, espiando algumas dobras que ficaram escondidas ou então que ficaram sem ênfase. O nosso olhar não será de tanta palavra. Nós temos um texto que conduz, que situa as cenas, mas, principalmente, vamos nos comunicar visualmente — explica Zica.
Conforme Luciana Stello, diretora do Sesc Caxias do Sul, o Som & Luz desta edição da Festa da Uva será gravado e, posteriormente, enviado ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.