Uma noite para celebrar a diversidade religiosa e cultural em Caxias do Sul, com mais de 10 atrações, incluindo artistas de renome nacional. Assim pode ser definida a quarta edição da Noite Gospel da Festa da Uva que ocorre nesta sexta-feira (1°) com o lema Semeando o Evangelho Para Uma Grande Colheita, com a expectativa de reunir milhares de fiéis em mais de cinco horas de programação.
— A Noite Gospel é o extrato do segmento evangélico de Caxias do Sul, pois envolve mais de cem denominações, expressa a diversidade cultural dos gêneros musicais dentro do espectro cristão. Hoje, somos mais de 40 milhões de fiéis no Brasil e, em Caxias do Sul, ultrapassam 80 mil seguidores. A música gospel, que é reconhecida por lei como Manifestação Cultural, está presente não só na liturgia, mas em toda a vida cristã de cada indivíduo. Por isso, quando a Festa da Uva convida os evangélicos para participar, está permitindo esse intercâmbio cultural com todos os elementos do evento— celebra o coordenador-geral da Associação de Ministros e Ministérios Evangélicos de Caxias do Sul (Ammecs), pastor Arno Quevedo.
Entre os destaques da programação está o cantor e compositor Mattos Nascimento, com carreira de 35 anos dedicada à música evangélica e mais de 75 álbuns gravados. Com uma história musical iniciada em palcos fora do ambiente religioso, Nascimento lembra que chegou a ser trombonista de bandas famosas do pop-rock brasileiro como Os Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. A conversão para o cristianismo ocorreu aos 33 anos e de uma forma bastante simbólica:
— Íamos fazer um show com Os Paralamas e eu estava passando o som com a banda quando me entregaram um folheto com a frase "O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?". E foi aí que eu me decidi, porque o corpo morre, mas a alma volta para Deus. Larguei tudo para servir a Deus e deu certo: já são mais de 11 milhões de discos vendidos. Sou extremamente realizado — avalia Nascimento.
É a terceira vez que o cantor, que mora no Rio de Janeiro, se apresenta em Caxias do Sul. O repertório, que deve ter no mínimo 15 músicas, terá sucessos como Sonho de José e Filho Pródigo. Mattos diz que durante a apresentação faz um pequeno testemunho de como foi a transição para a vida cristã:
— Eu dou um breve relato de como foram as lutas até aqui, porque não foi fácil. Mas gostaria de dizer que eu tenho uma grande sorte, porque tenho um estilo que agrada a todos os credos. Tenho até fã-clube católico, porque não prego religião, prego Jesus. Deus ama a todos e não destrata ninguém. Eu tenho essa linha de tratar todo mundo com carinho — finaliza ele, que também é presbítero.
Grupo tradicionalista também é atração
Diferentes estilos musicais vão se encontrar no palco da Noite Gospel da Festa da Uva. Outra atração bastante aguardada pelo público e anunciada pelos organizadores é a Banda Opus Dei, de Santo Augusto, interior do Rio Grande do Sul. Com 3o anos de história e seis integrantes, o grupo gospel se apresenta no estilo tradicionalista e deve apresentar músicas como Vida Missioneira e O Meu Rio Grande.
Programe-se
- O quê: Noite Gospel - Semeando o Evangelho para uma Grande Colheita.
- Quando: sexta-feira (1°), a partir das 18h.
- Onde: Palco 2 (Piccola Città), no Parque de Eventos da Festa da Uva.
- Atrações: Tia Sil e sua Turminha, Bruna Nazário, Coral Geração Eleita, Festival de Música, Diego Santtos, Thais Ávila, Orquestra e Coral da Noite Gospel, Obras do Rei, Opus Dei, Mattos Nascimento, Ketlyn Elisama e Thaiane Segheto.
- Quanto: Ingresso a R$ 20 (por pessoa), à venda no local, que dá direito a entrar no Parque de Eventos e assistir aos shows. Meia-entrada, R$ 10. Crianças até 12 anos não pagam. Ingressos antecipados à venda pelo fone (54) 99184-5138.