A 24ª edição Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio do mundo, começa na próxima segunda-feira (4) em Não-Me-Toque, no norte gaúcho, em clima de otimismo. A expectativa da organização é superar os números de 2023, quando foram fechados mais de R$ 7 bilhões em negócios e cerca de 320 mil pessoas passaram pelo parque da Expodireto.
Segundo o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Manica, todos os espaços da feira foram comercializados já em novembro passado e as projeções são positivas depois que o parque passou por melhorias. Confira a entrevista exclusiva concedida a GZH:
GZH: qual expectativa para Expodireto Cotrijal 2024?
Nei César Manica: A expectativa é muito positiva, porque já no mês de novembro conseguimos comercializar todos os espaços da Expodireto. Muitas empresas estavam esperando por uma oportunidade e isso é um fator muito positivo.
Nós também estamos trabalhando com um ano melhor do que os anos anteriores em termos de produção o Rio Grande do Sul, embora tenhamos alguns pontos com problemas em função do clima. Nós acreditamos que vamos ter uma safra boa e isso traz um ânimo maior.
GZH: o que o público pode esperar dessa edição?
N: Os expositores estão trazendo muitas novidades e inovações dentro da cadeia produtiva, de máquinas, produção animal, vegetal e pequenas propriedades. Então teremos aqui muitas oportunidades para o produtor buscar informação, negócios e conhecer as tecnologias.
GZH: quais são as novidades relacionadas a estrutura do parque?
N: O parque passou por uma ampliação no estacionamento já que no ano passado tivemos falta de espaço pelo número de visitantes que havia na feira. Então estamos preparados para atender o grande público, que pode se igual ou superar o ano passado.
GZH: a participação internacional será destaque mais uma vez?
N: A participação avançou e estamos com mais de 70 países confirmados. A maior delegação será da China. Eles vêm com força total em busca de negócios e parcerias. Representantes dos cinco continentes vão estar presentes na feira e vão oportunizar às nossas empresas e aos produtores um intercâmbio comercial globalizado.
Programação
Na próxima segunda-feira (4), os portões da feira abrem às 9h para a abertura oficial da Expodireto, no Auditório Central. Ao longo do dia, a programação conta com eventos como o 15º Fórum do Milho, o painel Inova RS e a premiação do Troféu Semente de Ouro.
Ao longo da semana, haverão encontros de apoio à produção, como o 34º Fórum Nacional da Soja, palestra sobre uso de dados e tecnologia de precisão e o 5º Fórum do Trigo. Confira a programação completa neste link.