Com a ordem de início dos serviços assinada nesta terça-feira (20) pelo prefeito Nedy de Vargas, o consórcio que venceu o leilão para gerenciar a iluminação pública em Canoas pelos próximos 24 anos promete iniciar imediatamente a qualificação do sistema no município. A meta é substituir as 30 mil lâmpadas existentes hoje por luminárias LED até agosto.
Pelo modelo de parceria público-privada (PPP), Canoas irá repassar mensalmente R$ 486,7 mil ao consórcio responsável pela iluminação da cidade. A prefeitura espera economizar cerca de 60% do valor gasto atualmente com a manutenção da rede e a conta de luz.
— Uma cidade mais iluminada contribui com a segurança pública, valoriza os espaços públicos, favorece o desenvolvimento econômico e proporciona mais bem-estar à população — comemorou Nedy.
Depois da assinatura, o prefeito conheceu o Centro de Controle e Operação (foto), que irá funcionar como local de monitoramento da iluminação na cidade em tempo real. A expectativa é de que a sala de controle permita acompanhar a iluminação em todos os pontos do município, tornando mais ágil a resposta em caso de necessidade de manutenção.
Formado por seis empresas, o consórcio que irá administrar a PPP é a IP Canoas Concessionária de Iluminação Pública S.A. O leilão ocorreu em maio de 2023, quando o município era administrado por Jairo Jorge, afastado de cargo em novembro passado.