Sem sucessor natural para o prefeito Ary Vanazzi, que está chegando ao fim do quarto mandato, o PT de São Leopoldo marcou para 21 de janeiro a prévia para definir o candidato do partido à prefeitura em 2024. Disputarão o posto Nelson Spolaor, hoje secretário-geral de Governo de Vanazzi, e Nestor Schwertner, presidente da Fundação Hospital Centenário.
Ex-prefeito de Sapiranga, Spolaor é favorito à indicação, pois conta com o apoio de Vanazzi.
O presidente do PT municipal, Guilherme Louzada, irá conversar com Spolaor e Schwertner nos próximos dias para tentar construir um acordo entre os dois pré-candidatos e evitar a prévia. O temor é de que a disputa possa estimular a divisão no partido.
— Até um minuto antes de abrir as urnas, eu vou estar pessoalmente empenhado para conseguir o consenso — diz Louzada.
Partido do vice-prefeito, Ary Moura, que morreu em 2022, o PDT planeja lançar Ronaldo Teixeira, o Professor Nado, à prefeitura. No ano passado, Nado concorreu a senador pelo Avante e ficou em quarto lugar, com 33,9 mil votos. Em 2020, disputou a prefeitura de São Leopoldo pelo Cidadania e ficou na terceira posição. Em 2016, ainda no PDT, Nado perdeu a eleição para Vanazzi por 4,3 mil votos.
O trabalhista acredita que agora é a sua vez. Nado afirma que, na última eleição, o PDT apoiou Vanazzi com o compromisso de receber a recíproca do PT em 2024.
— Naquela oportunidade, os partidos fizeram um acordo de que, em 2024 seria PDT-PT, invertendo a cabeça e a vice. Estamos construindo, apoiamos o governo Vanazzi. O esforço é apresentar a candidatura do PDT para eventualmente liderar — afirma Nado.
Vanazzi, no entanto, diz que o PT pretende manter a cabeça da chapa:
— O acordo era com o vice Ary Moura, mas ele nos deixou. O PT quer liderar a chapa e manter a aliança com o PDT — afirmou o prefeito à coluna.
Na oposição, o PL deverá concorrer com o delegado Heliomar Franco. Em 2020, ainda filiado ao Democratas (hoje, União Brasil), Heliomar perdeu a eleição para Vanazzi por 12,9 mil votos.