Vice-prefeito de São Leopoldo, José Ary Moura (PDT), 68 anos, faleceu na madrugada deste domingo (5). Ary Moura, como era conhecido, também era diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo (Semae). Ele tratava um câncer de estômago descoberto em 2021.
Em nota, a prefeitura informou que o prefeito Ary Vanazzi decretará luto oficial de sete dias pelo falecimento de seu vice. O velório vai ocorrer a partir das 8h, no Ginásio Municipal Celso Morbach, localizado na Avenida Dom João Becker, 313. O enterro será às 17h no Cemitério Ecumênico de São Leopoldo.
"É um momento muito triste para a cidade de São Leopoldo, pois perde um dos seus melhores exemplos de homem público, pai, advogado, político por vocação, um cidadão sério, comprometido, lutador das causas sociais, meu vice-prefeito leal e dedicado. Estamos todos muito tristes, sabedores da luta difícil que ele vinha enfrentando. Seu nome ficará na história pela sua coerência, comprometimento e estando sempre ao lado do povo", destacou Vanazzi por meio de nota.
Natural de Foz do Iguaçu, no Paraná, Ary Moura era advogado formado pela Unisinos. Casado, tinha quatro filhos e dois netos. Fundador e presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), seu único partido, sempre lembrou em sua trajetória política o legado de Leonel Brizola, seu grande líder.
Foi vereador por cinco mandatos, presidiu o Poder Legislativo, assumiu como prefeito em exercício de São Leopoldo nos anos de 2007, 2011, 2017 e 2021. Também atuou nas mais diversas áreas do Direito, tendo sua vida marcada pela ligação com o povo. Paranaense de nascimento, era um dos 10 filhos do gaúcho José Moura Torres e da catarinense Maria Guellere Torres.
Ocupou os mais diversos cargos na Administração Pública da cidade, entre os mais lembrados, como secretário de Obras do prefeito Olímpio Albrecht (PDT) e como assessor do governador Alceu Collares (PDT). Ary Moura foi eleito como vice-prefeito ao lado de Ary Vanazzi para a gestão 2021/2024.
Lutador das causas sociais, pautou sua vida nos interesses da sociedade e tem sua história ligada diretamente com o desenvolvimento de São Leopoldo. Participou da fundação da Vila Antônio Leite e era presidente da Associação do Bairro Santa Tereza, onde residia há mais de 40 anos. Era um grande incentivador do esporte amador, do nativismo e do Carnaval.