O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com o objetivo de facilitar a vida do motorista, o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) enviou à Assembleia um projeto que propõe unificar as cobranças do IPVA e do licenciamento de veículo. A ideia é que as datas de cobranças sejam as mesmas, em um único documento.
Hoje, os pagamentos do IPVA e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) são feitos em datas diferentes e com boletos distintos, ainda que no mesmo banco. Se optar por fazer o pagamento pelo site, o IPVA aparece em uma página específica da Secretaria Estadual da Fazenda, enquanto o licenciamento é feito pelo Detran.
"O descompasso entre as datas de vencimento desses dois tributos importantes pode gerar confusão e consequente inadimplência. Muitos contribuintes, após quitarem um dos tributos, erroneamente acreditam estar em dia com suas obrigações fiscais, esquecendo-se da necessidade de pagar o outro", justifica o deputado.
Citando "gestores de trânsito", Victorino afirma que a confusão entre IPVA e licenciamento tem causado um número elevado de multas e penalidades a motoristas que caem em atraso.
“Com a unificação das datas de vencimento do IPVA e CRLV o contribuinte terá mais clareza sobre o pagamento das taxas, evitando prejuízos com multas desnecessárias", diz o deputado.
A coluna procurou o Detran para perguntar sobre a viabilidade da proposta, mas não obteve retorno até a publicação.