O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com a proposta de interiorizar a Famurs, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi (PDT), assumiu nesta terça-feira (26) a presidência da entidade municipalista para a gestão 2023/2024. A transmissão do cargo pelo antecessor, Paulinho Salerno (MDB), ocorreu durante o 41º Congresso dos Municípios do RS, no Recanto Maestro, em Restinga Seca. O governador Eduardo Leite participou do evento.
Quando se refere à interiorização da Famurs, Orsi explica que o objetivo é promover ao menos um encontro mensal com prefeitos de duas ou três associações regionais para debater a realidade e os problemas das diferentes regiões do Estado. Hoje, a Famurs reúne 28 associações de municípios.
— A ideia é fazer capacitação, trazer notícias do governo estadual e federal, trabalhar pautas locais e levar soluções para os problemas. Cada região tem uma característica — disse à coluna.
Orsi também pretende levar às prefeituras o modelo de educação empreendedora que já é executado em Campo Bom. O método combina o ensino tradicional com uma metodologia focada na "solução de problemas do dia a dia":
— Temos implementado em Campo Bom e acho que podemos levar isso aos municípios, principalmente aqueles que ficam mais no Interior. Trabalhamos com a possibilidade de gerar negócios, conhecer receita, despesa e margem de lucro, mas não é necessariamente focada na questão empresarial. É mais a solução de problemas do dia a dia, em sentido amplo, envolvendo educação financeira.
Do ponto de vista das finanças municipais, um dos temas que mais gera preocupação dos prefeitos é o pagamento do piso da enfermagem. O novo presidente da Famurs não discute o mérito da elevação salarial, mas reclama que o aumento foi imposto "de cima para baixo" por Congresso e governo federal, sem considerar o orçamento de cada município. Por enquanto, o pagamento segue suspenso enquanto aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
A indicação de Orsi segue o acordo firmado em 2005, quando ficou acertado que os partidos com mais prefeitos eleitos no Estado têm direito a revezamento na presidência da Famurs. O PDT foi a terceira legenda com maior número de prefeitos eleitos em 2020. O PP foi o primeiro a compor o rodízio, seguido pelo MDB. Em 2024, será a vez do PTB.
Biografia
Natural de Campo Bom, Luciano Libório Baptista Orsi, 57 anos, é professor de Educação Física, advogado e empresário do setor farmacêutico. É casado com Kátia Maria Palmeiro Orsi e tem quatro filhos. Foi eleito prefeito do município do Vale do Sinos pela primeira vez em 2016, e reeleito em 2020.