O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) lançará na próxima segunda-feira (1º) uma campanha para incentivar a doação de alimentos em todas as comarcas do Estado. A iniciativa é um desdobramento do Movimento Rio Grande Contra a Fome, lançado em junho pelos Poderes e órgãos autônomos estaduais.
A proposta da campanha é engajar o tribunal no Interior e na Região Metropolitana para arrecadar o máximo possível de alimentos. A meta inicial é que cada comarca tenha um ponto de arrecadação. Tudo o que for conseguido será repassado às coordenadorias regionais da Defesa Civil, que serão responsáveis por encaminhar as doações às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.
Conforme o juiz assessor da Presidência do TJ-RS, José Luiz Leal Vieira, o tribunal enviou ofício a todos os diretores de foros de comarcas. O magistrado diz que o Judiciário quer ajudar a "fazer a diferença".
— O Judiciário gaúcho está entusiasmado com a proposta e com vontade de fazer a diferença. A primeira iniciativa é buscar o comprometimento de todas as comarcas — explica o juiz.
O TJ-RS enviará aos magistrados uma cartilha com a sugestão de que os valores das prestações pecuniárias (pagamento em dinheiro à vítima, aos dependentes ou entidades com finalidade social) sejam destinados à Defesa Civil. O tribunal também quer conclamar os magistrados para que se engajem diretamente na campanha em entrevistas aos veículos de comunicação locais para incentivar as doações.
O lançamento da campanha está marcado para as 16h e poderá ser acompanhado pelo canal do TJ-RS no YouTube.