O movimento contra a presença do ministro Dias Toffoli do Supremo Tribunal Federal em Gramado, com a circulação de ameaças nas redes sociais, produziu o primeiro efeito concreto sobre a imagem da cidade: os organizadores da Jornada Internacional de Direito começaram a receber pedidos de desistência de inscritos. As mensagens nas redes, dizendo que não é seguro ir ao evento, estão na origem das desistências.
Um dos organizadores da jornada relata que foi preciso remanejar para outros hotéis cerca de 40 hóspedes que ficariam no Hotel Serra Azul, um dos patrocinadores que não quiseram ter seu nome associado à polêmica da participação do ministro. No dia 30 de maio, às 14h04min, o setor de eventos do Serra Azul encaminhou e-mail à organização dizendo textualmente:
“O diretor comercial Carlos Eduardo Perine solicita que seja retirado dos meios de divulgação do Evento Jornada Internacional de Direito o logotipo (logomarca) do Hotel Serra Azul como apoiadores do evento”.
O hotel hospedaria alguns palestrantes e daria desconto a participantes da jornada. Outro patrocinador que cancelou o apoio foi a Caracol Chocolates. No e-mail encaminhado também no dia 30 de maio, às 11h49min, a representante da empresa diz que fechou o apoio “antes de ter conhecimento da grade dos palestrantes que viriam ao evento”.
“Ao tomar ciência, estamos deixando de apoiar o evento, mesmo que o nosso apoio seria (sic) apenas com kits aos palestrantes e venda de produtos no dia do evento, ou seja, sem aporte financeiro”, diz o e-mail que termina, a exemplo do Serra Azul, com a frase “contamos com a sua compreensão”.
O terceiro que já tinha fechado o patrocínio e recuou foi o Empório Essenza. Sem explicitar o motivo, o e-mail diz apenas: “Gostaria de comunicar que nos dá (sic) Emporio Essenza não conseguiremos participar dos eventos (cita, além da Jornada Internacional de Direito, o Congresso de Direito de Família do Mercosul, do qual será palestrante a ministra Cármen Lúcia, e do Congresso ESA/RS, 20 anos do Código Civil). A mensagem termina com um agradecimento “pela oportunidade”, seguido de “um abraço perfumado”.
A coluna tentou contato com as três empresas, para entender os motivos do cancelamento, mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.
Outros patrocinadores que ainda não tinham fechado o apoio desistiram. Como não havia compromisso, a organização preferiu não identificá-los.