O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Em seu último ato como líder do governo Eduardo Leite/Ranolfo Vieira Júnior, o deputado Frederico Antunes (PP) foi homenageado nesta quarta-feira (15) pela articulação política que garantiu a aprovação de 100% dos projetos do Piratini votados no plenário da Assembleia Legislativa desde o início de 2019. Durante anúncio do programa Avançar na Saúde, Ranolfo quebrou o protocolo e chamou Frederico para agradecer pelo empenho nos últimos três anos e meio.
O deputado também foi elogiado pelo secretário-chefe da Casa Civil , Artur Lemos, e pelo antecessor no cargo, Otomar Vivian, que trabalharam diretamente com Frederico na articulação de propostas polêmicas aprovadas na Assembleia, como as privatizações e reformas previdenciária e administrativa.
— Esse governo está deixando um extraordinário legado para o Rio Grande do Sul. E posso dizer com tranquilidade: deve-se muito à extraordinária atuação do deputado Frederico Antunes — disse Otomar.
Frederico credita o sucesso nas votações ao diálogo permanente e a disposição de secretários e técnicos do governo para esclarecer dúvidas dos parlamentares. Conforme levantamento produzido pela equipe do deputado, 242 projetos foram aprovados desde 2019 - não houve nenhuma derrota em plenário no período. Ao mesmo tempo, 10 propostas do governo foram devolvidas pela Assembleia por falta de acordo com a base aliada para votação.
— Nós debatemos exaustivamente, corrigimos (projetos) por sugestões dos parlamentares de forma antecipada, antes de os projetos de lei começarem a tramitar na Assembleia Legislativa — avaliou o deputado do PP.
O favorito para suceder Frederico no cargo de líder do governo é o deputado Mateus Wesp, do PSDB. A confirmação do tucano na função pode ocorrer na próxima semana, quando Wesp irá se reunir com Ranolfo e Artur.