O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com sensação de "missão cumprida", o deputado Frederico Antunes (PP) deixará nesta semana a liderança do governo Ranolfo Vieira Júnior na Assembleia Legislativa. O anúncio oficial deve ocorrer na terça-feira (13).
Escolhido entre os deputados do PP para liderar o governo Eduardo Leite em janeiro de 2019, Frederico comandou a articulação responsável pela aprovação de propostas polêmicas como as reformas previdenciária e administrativa, as privatizações de estatais como CEEE, CRM e Sulgás, e a autorização para a venda da Corsan. Na última votação considerada sensível pelo Piratini, em maio, o deputado liderou a aprovação de projeto essencial para a adesão do Estado ao regime de recuperação fiscal.
— A radiografia da saúde fiscal do Estado é bem melhor hoje do que quando iniciamos. Tínhamos previsão de déficit de R$ 25 bilhões, salários atrasados, não tínhamos investimentos nas áreas essenciais. Hoje temos 13º salário em dia e regime de recuperação fiscal aprovado — avalia Frederico.
Conforme levantamento produzido pela equipe do deputado, 242 projetos foram aprovados desde o início de 2019. Não houve nenhuma derrota no período. Ou seja: aproveitamento de 100%.
— Levamos todos os assuntos para a mesa do debate e só deliberamos depois de isso acontecer. Tanto com os deputados como com as entidades e os municípios — afirma Frederico, que destaca o diálogo como principal marca de sua passagem pelo cargo.
O deputado deve encerrar o período de liderança na próxima quinta-feira (16). Frederico avalia que os principais projetos da gestão Leite/Ranolfo já foram aprovados e não há mais propostas complexas que dependam de articulação. Outro fator que pesa para a decisão é o componente eleitoral, já que Leite anunciou a pré-candidatura a governador pelo PSDB nesta segunda-feira (13) e o PP já tem o seu candidato, que é Luis Carlos Heinze.
— Estou há 30 anos com o Luis Carlos Heinze, somos da mesma região. Eu comecei como vereador e ele prefeito de São Borja. Nós vamos trabalhar (pela eleição) — diz Frederico.
Leite elogia atuação de Frederico
No evento em que anunciou a pré-candidatura a governador, Leite exaltou a “destacada capacidade de articulação” de Frederico e ressaltou que a pré-candidatura de Heinze, anunciada desde 2019, jamais foi empecilho para o trabalho do deputado na liderança do governo.
— Nunca consideramos deixar de ter o deputado Frederico como líder do governo, pela qualidade do trabalho que imprimia — avaliou.